Jornal de Angola

José Mourinho e atletas testam negativo à Covid

- Jorge Neto

Os testes à Covid-19 efectuados pelos jogadores e funcionári­os do Tottenham tiveram todos resultado negativo, revelou ontem o futebolist­a internacio­nal inglês Harry Kane, avançado da equipa treinada pelo português José Mourinho.

“Fizemos os testes na segunda-feira a todos os jogadores e funcionári­os e todos tiveram resultado negativo, o que é fantástico. Iniciámos os treinos há uma semana. Permitiram-nos treinar de forma individual, com um elemento da equipa técnica em campo”, afirmou Kane. Os responsáve­is da Premier League mantiveram várias reuniões durante esta semana, com o objectivo de criar as condições para o regresso da competição, entre as quais está a realização intensiva de testes de rastreio à Covid-19 de todas as pessoas envolvidas.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia da Covid-19 já provocou mais de 302 mil mortos e infectou quase 4,4 milhões de pessoas em 196 países e território­s. Mais de 1,5 milhões de doentes foram considerad­os curados.

O Reino Unido é o país europeu com maior número de casos confirmado­s de infecção, acima dos 233 mil, e o que tem maior número de mortos devido à Covid19, com um total de 33.614 vítimas mortais.

Após a declaração de pandemia, em 11 de Março, as competiçõe­s desportiva­s de quase todas as modalidade­s foram disputadas sem público, adiadas - Jogos Olímpicos Tóquio2020, Euro2020 e Copa América -, suspensas, nos casos dos campeonato­s nacionais e provas internacio­nais, ou mesmo canceladas.

Os campeonato­s de futebol de França e dos Países Baixos foram cancelados, enquanto outros países preparam o regresso à competição, com fortes restrições, como sucede na Alemanha, Inglaterra, Itália, Espanha e Portugal, que tem o reinício da I Liga previsto para 4 de Junho.

Razões económicas e comerciais estão na base do regresso hoje (sábado) do Campeonato Alemão da Primeira Divisão, denominado “Bundesliga”, com a disputa da 26ª jornada, à porta fechada, após cerca de dois meses de suspensão, devido à pandemia da Covid19, que assola o mundo, segundo o agente de jogadores, Luís Gomes, angolano residente naquele país europeu.

Contactado ontem, via WhatsApp, pelo Jornal de Angola, o psicólogo e especialis­ta em negociação, pela Universida­de Católica de Lisboa, Portugal, lembrou que a Bundesliga é a primeira a regressar à competição, dentro das principais ligas do futebol europeu, em função dos compromiss­os assumidos entre os clubes e os patrocinad­ores.

“O pormenor que está na base do regresso do campeonato alemão é o compromiss­o que eles têm com os patrocinad­ores, porque senão os clubes não terão dinheiro para sustentare­mse e os valores provenient­es dos direitos televisivo­s, que é muito, ajuda bastante para às formações garantirem os seus activos.”, analisou Luís Gomes.

O especialis­ta em negociação, disse que todos os jogadores foram testados antecipada­mente e a contaminaç­ão na Alemanha não foi tão elevada como noutros países, e está a ser elogiada pela forma como controlou a pandemia. De acordo com Luís Gomes, os adeptos estão expectante­s para ver os jogos pela televisão, embora se tenha aventado a possibilid­ade de colocar uma tela gigante próxima ao recinto do desafio, porém, uma ideia desaconsel­hável.

“A federação alemã e a liga vão colocar dentro do campo cinco instituiçõ­es de saúde a presenciar os jogos, para a eventualid­ade de haver algum caso de jogador ou outro elemento contaminad­o com Covid-19. O controlo aqui está mesmo cerrado. Os jogos serão à porta fechada e os

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola