Jornal de Angola

Borussia e Schalke jogam partida de maior cartaz

-

Após dois meses de paragem devido à pandemia de Covid19, o principal campeonato alemão retoma hoje, 16 de Maio, para a disputa da 26ª jornada. Sem público nas bancadas, a jornada estendese até segunda-feira, abrindo com o famoso “revierderb­y” entre Borussia Dortmund e Schalke.

Também hoje joga o Eintracht Frankfurt, onde militam os portuguese­s André Silva e Gonçalo Paciência, tendo pela frente o Borussia Moenchengl­adbach. O líder Bayern joga amanhã no terreno do Union Berlim, enquanto para segundafei­ra fica o Werder Bremen – Bayer Leverkusen.

O plano de retorno, com partidas a portas fechadas e com rigorosas medidas preventiva­s, como testes frequentes dos jogadores, terá que mostrar a partir deste fim de semana que funciona não só no papel, mas também na realidade. Os responsáve­is pela Liga Alemã de Futebol (DFL) sabem que, embora o objectivo seja terminar a temporada, também devem estar preparados para o pior.

O derby da bacia do Ruhr, entre o Borussia Dortmund e o Schalke 04, é sem dúvida o destaque desta ronda. O director desportivo do Borussia, Sebastian Kehl, chamou a partida de “o derby mais estranho da história”. As duas equipas dependem muito do público, geralmente eles crescem no seu próprio estádio e, embora jogar a portas fechadas seja um desafio, para eles a desvantage­m pode ser mais perceptíve­l.

O meio-campista do Borussia, Julian Brandt, disse que agora é uma questão de retornar às bases, de voltar a jogar como quando eles eram jovens e jogavam sem público ou com uma parte pequena e o que importava era a bola, companheir­os de equipa e adversário­s.

O Borussia é o segundo, com quatro pontos a menos que o Bayern, e, faltando nove jornadas, ainda sonham com o título da Bundesliga, que seria o primeiro desde 2012. Em princípio, o Borussia começa como favorito, embora tenha duas perdas importante­s, ambas devido a lesões musculares, que são as de Emre Can e Axel Witsel, que praticamen­te formam o coração do meio campo. A estes se acrescenta o do capitão Marco Reus, que ainda não se recuperou.

No ataque, o Borussia aposta na potência de Erling Haaland e na visão de Jadon Sancho, que se tornou, entre assistênci­as e golos, o jogador mais eficaz da Bundesliga. O Schalke 04 é actualment­e o sexto e está a lutar para permanecer nas vagas que dão a qualificaç­ão para a Liga Europa.

O RB Leipzig, terceiro na disputa pelo título com cinco pontos a menos que o Bayern, também recebe hoje o Freiburg.

Após dois meses de paragem campeonato volta hoje aos estádios

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola