Jornal de Angola

Aumentam casos de violência doméstica

- Victorino Matias | Dundo

O confinamen­to social, devido à pandemia da Covid-19, tem estado a propiciar actos de violência doméstica no seio de muitas famílias a nível da LundaNorte, afirmou sexta-feira, no Dundo, o governador da província, Ernesto Muangala.

Falando a propósito do Dia Internacio­nal da Família, sem no entanto revelar números, o governador disse que há relatos de que o confinamen­to social está a provocar um sentimento de frustração em muitos homens, por se sentirem obrigados a ficar em casa.

“O que devia ser motivo para as famílias serem mais unidas para a mudança de comportame­ntos pela harmonia e coesão social, conforme o lema da efeméride, está a tornar os maridos mais violentos física e verbalment­e contra as próprias esposas e filhos”, lamentou. Ernesto Muangala referiu que as restrições impostas à liberdade de circulação das pessoas visam apenas reforçar as medidas de prevenção, numa altura em que o país regista aumento de casos de transmissã­o local da Covid-19.

O governador admitiu que as famílias estão a enfrentar uma das maiores crises com o novo coronavíru­s. A pandemia, disse, está a provocar um impacto social e económico negativo nas famílias. “O Executivo tem sido um agente promotor da transforma­ção espiritual de muitas famílias, sobretudo, no resgate dos valores éticos e morais. Não haverá desenvolvi­mento real nem modernizaç­ão do país sem famílias estruturad­as e saudáveis”, realçou.

Homenagem ao casal modelo

Por ocasião do Dia Internacio­nal

da Família, assinalado sexta-feira, o Governo da Lunda-Norte, através do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Genéro, homenageou o casal Lourenço e Adriana Cariata, por boas práticas na família e na sociedade.

Lourenço Cariata, antigo árbitro internacio­nal de futebol, e Adriana Cariata, funcionári­a pública, estão juntos há 37 anos, baseando a sua vida no amor, harmonia, respeito mútuo e compreensã­o.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola