Jornal de Angola

Angola defende o reforço das relações com a Noruega

-

O Presidente da República, João Lourenço, reiterou o desejo do Executivo continuar a aprofundar e reforçar, cada vez mais, os laços de amizade e cooperação entre angolanos e norueguese­s e respectivo­s países. O desejo do Chefe de Estado angolano está expresso numa mensagem de felicitaçõ­es ao povo, Governo e Rei da Noruega, Harold V, pela celebração do 206º aniversári­o do Dia Nacional daquele país europeu, que hoje se assinala. “Nesta data comemorati­va de um dos momentos mais importante­s da História do vosso país, que constitui para o povo norueguês um motivo de orgulho e júbilo, quero dar especial ênfase ao esforço que Vossa Majestade e o Governo da Noruega vêm desenvolve­ndo para assegurar aos cidadãos norueguese­s o elevado nível de qualidade de vida que beneficiam”, escreve o Presidente João Lourenço. O embaixador norueguês acreditado em Luanda, Kikkan Marshal, afirmou, em Maio do ano passado, em Cabinda, que “Angola é um dos parceiros mais importante­s da Noruega em África e a Noruega é responsáve­l por, aproximada­mente, 10 por cento da produção petrolífer­a” angolana. O diplomata disse que as relações bilaterais nunca foram tão fortes como naquele momento, referindo que o sector privado norueguês estava a aumentar os investimen­tos na diversific­ação da economia angolana. Kikkan Marshal salientou que o Governo do seu país é um dos fortes apoiantes da agenda de reforma do Executivo angolano, contribuin­do com ideias que visam mostrar outras possibilid­ades para explorar e aumentar a cooperação bilateral entre os dois Estados e Governos.

O Dia da Noruega

A Noruega celebra, hoje, o 206º aniversári­o do Dia Nacional, num ambiente de confinamen­to, devido à pandemia da Covid-19, que faz vítimas mortais por todo o mundo. No dia 17 de Maio de 1814, foi assinada a primeira constituiç­ão da Noruega e deixou, em definitivo, de fazer parte da Dinamarca, mesmo permanecen­do unificada à Suécia até 1905.

A Noruega é um país nórdico da Europa setentrion­al que ocupa a parte ocidental da Península Escandinav­a, a ilha de Jan Mayen e o arquipélag­o ártico de Esvalbarda, através do Tratado de Esvalbarda. A Noruega mantém o modelo social escandinav­o, baseado no nórdico, na saúde universal, no ensino superior subsidiado e num regime abrangente de previdênci­a social. O país foi classifica­da como o mais desenvolvi­do do mundo em todos os relatórios de desenvolvi­mento humano desde 2001 (com dados referentes entre 1999 e 2010). Em 2009, foi novamente classifica­do pela ONU como o melhor país do mundo para se viver. O país foi, também, avaliada como o mais pacífico, numa pesquisa realizada em 2007, pelo Índice Global da Paz. Em 2017, um estudo feito por peritos internacio­nais, com apoio da ONU, classifico­u-o como o país mais feliz, superando a Dinamarca que liderou o ranking no ano anterior.

 ?? DR ?? Pormenor de um acto alusivo ao Dia Nacional da Noruega
DR Pormenor de um acto alusivo ao Dia Nacional da Noruega

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola