Jornal de Angola

Jovem do Lubango vendeu na rua e hoje é piloto aviador

Com 17 anos viaja para Luanda e não parou de estudar até se licenciar na Rússia

- Rui Ramos

José Maria Vasco nasceu em 1992, há 28 anos, no Bairro “Branco”, município do Lubango província da Huíla, o primeiro de 7 irmãos, filho de Albertina Sipopi Hossi, doméstica e catequista da Igreja Católica, e de Joaquim Vasco, funcionári­o publico, residentes no Lubango.

José Maria Vasco viveu a infância na Huíla e, apesar das dificuldad­es da vida, diz, a família conseguia o básico para o sustento e para a escola. “O meu pai sempre foi a única fonte de rendimento de casa, a nossa vida era modesta e eu fiz o ensino primário na escola dos Barracões/Sá da Bandeira.”

Na adolescênc­ia, com 17 anos, em 2008, José Maria Vasco viaja sozinho para Luanda, em busca de melhores oportunida­des para a sua vida. “Vim à procura de oportunida­des que pudessem catapultar-me para outras dimensões, pois os meus sonhos iam além daquilo que os meus pais me poderiam dar.”

Em Luanda, José Maria Vasco vai viver com os tios, que considera seus pais adoptivos, e embora as dificuldad­es fossem muitas, recorda, tinham para comer, e entre 2008-2012 o jovem concluiu os estudos secundário­s no Colegio Eritlandia Magna e o ensino médio no Colegio Fisiocrata, em Ciências Físicas e Biológicas-PUNIV.

Para não sobrecarre­gar os tios, José Maria Vasco, enquanto fazia o ensino médio, trabalhava como repositor de perecíveis no supermerca­do “Alimenta Angola”.

Com o que ganhava, além de ajudar em casa, pagava a escola e fazia cursos profission­ais (secretaria­do executivo, informátic­a, empreended­orismo e culinária).

“Mas o meu sonho era ir mais longe”, diz-nos. Depois de terminar o ensino médio, José Maria Vasco fez vários concursos públicos para entrar no Estado, mas sem sucesso, e em 2013 começa a trabalhar na UCALL como operador de “call center” e em paralelo vendia “whisky” nos bairros, no intuito de acumular dinheiro para ingressar na Faculdade de Medicina.

Numa das suas andanças de vendedor de rua, José Maria Vasco encontra na Samba um comunicado de imprensa das Forças Armadas Angolanas (FAA) para ingresso na Academia Militar.

José Maria Vasco alistouse, estudou as matérias, fez os exames de admissão e foi selccionad­o para o Curso de Engenharia Aeronáutic­a e Pilotagem.

“Fiz o curso de preparação militar básica em Saurimo, Lunda Sul, e três meses depois eu e outros jovens sonhadores fomos enviados para a Rússia a fim de fazermos o Curso de Pilotagem na cidade de Krasnodar, no Instituto Superior Militar de Avaliação “Anatolio Constantin­ovich Cerov”.

A adaptação não foi fácil, recorda José Maria Vasco, “era outra língua, outra cultura, outros hábitos e costumes, outro clima, mas não existem barreiras quando a vontade de vencer é grande”.

Em 2015, já no segundo ano do curso, José Maria Vasco foi convidado a escrever um artigo científico para apresentar numa conferênci­a internacio­nal de jovens cientistas promovida pelo Instituto, com o título “Geração dos aviões reactivos de combate”, publicado depois num livro científico de jovens cientistas e distinguid­o com um diploma de mérito.

Em seguida, José Maria Vasco escreveu outros artigos científico­s, como “Voos ao Cosmos e suas perspectiv­as para o futuro da ciência astronómic­a “e “Economia Militar das grandes potências mundiais”, que também foram publicados em livros internacio­nais de jovens cientistas do Instituto.

No terceiro ano de formação, em 2016, com 24 anos, José Maria Vasco realiza o primeiro voo a solo, em avião monomotor reactivo de treino avançado “L-39 Albatroz”, fazendo crescer o seu sonho de se tornar um verdadeiro Piloto Militar. “Parecia um sonho irreal mas estava a acontecer, eu, um miúdo do bairro “Branco” do Lubango a pilotar um avião-caça.”

Em Outubro de 2019, termina com êxito o Curso Superior tendo obtido a categoria de Pilav (Piloto Aviador ou Engenheiro Piloto) e qualificaç­ão de oficial especialis­ta de máquinas voadoras na especialid­ade de Piloto de Aviação de Transporte Militar.

Regressado a Angola, José Maria Vasco foi colocado na Base Aérea de Luanda, no Comando Operaciona­l de Aviação de Trasportes (COAvT).

“Sinto-me muito feliz e realizado e tento de alguma maneira influencia­r outros jovens sonhadores e com muita vontade de vencerem neste caminho da vida, pois não há impossívei­s e quantas vezes a mudança da nossa vida está ali mesmo ao virar a esquina!”

 ?? DR ?? Com 24 anos, José Maria Vasco realizava o primeiro voo a solo
DR Com 24 anos, José Maria Vasco realizava o primeiro voo a solo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola