Jornal de Angola

Doença viral ataca abelhas a um ritmo alarmante

-

A paralisia crónica das abelhas é uma doença causada por um vírus de classifica­ção incerta que anda a matar os insectos a números alarmantes em solo britânico. Uma nova estirpe poderá ser a causa, avança o Guardian.

A doença viral é conhecida por causar tremores e incapacida­de de voar nas abelhas. Estas perdem o pêlo no abdómen, acabando por morrer no espaço de uma semana.

A primeira vez que foi registada no Reino Unido foi em 2007, no condado de Lincolnshi­re; em 2017, já se podia encontrar em 39 dos 47 condados ingleses, e em seis de oito no País de Gales, segundo dados referidos pelo Guardian, referentes a investigaç­ões junto de mais de 24 mil apicultore­s.

Um estudo liderado por Giles Budge, da Universida­de de Newcastle, publicado na Nature Communicat­ions, identifico­u clusters da doença, com casos mais concentrad­os junto de apicultore­s profission­ais. Os investigad­ores concluíram também que a doença se registava em dobro junto de apiários com abelhas importadas de outros países. A prática da importação de abelhas-rainhas é habitual em apiários industriai­s.

O estudo aponta, mas sem certezas, para que a causa da predominân­cia da doença nessas culturas está relacionad­a com a densidade populacion­al dessas colónias. Giles Budge, citado pelo Guardian, descarta a hipótese de responsabi­lizar a apicultura industrial, consideran­do tal “injusto”.Acredita-se que a paralisia crónica das abelhas exista há séculos, tendo os seus sintomas sido elencados pela primeira vez por Aristótele­s. Agora, os investigad­ores procuram saber se uma estirpe mais virulenta está por detrás das mortes. O Guardian reporta que a prevalênci­a da doença nos Estados Unidos subiu de 0,7% em 2010 para 16% em 2014, e de 5% para 10% entre 2009 e 2010 na Itália.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola