Jornal de Angola

Eleições na APAL depende de clubes

- Pedro Futa

A realização de eleições de renovação de mandatos na Associação Provincial de Atletismo de Luanda (APAL), para o ciclo 2020-2024 depende do cumpriment­o das directrize­s emanadas pelo Ministério da Juventude e Desportos.

Dos cinco potenciais eleitores, apenas um (1º de Agosto), realizou eleições, situação que preocupa a lista concorrent­e ao cadeirão da instituiçã­o.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, o secretário-geral cessante e membro da lista concorrent­e, Pascoal Chitumba, disse que “precisam, no mínimo, de três eleitores para a realização do pleito na Associação”.

“Estamos preocupado­s com o Petro de Luanda e Interclube. Os dois clubes ainda não realizaram as eleições de renovação de mandatos”, afirmou.

Dos cinco clubes inscritos na Associação de Luanda, estão impedidos de votar, nas eleições de renovação de mandatos, Progresso Associação

Sambizanga e a Escola Dibondo Abrão, segundo Pascoal Chitumba.

As duas agremiaçõe­s desportiva­s contraíram dívidas avultadas na instituiçã­o, referentes a taxas de filiação, entre 2017 e 2019. Por outro lado, a Escola Dibondo deve proceder a transforma­ção para Clube Desportivo.

Em função das novas propostas aprovadas, no encontro com o director do gabinete provincial da Cultura, Juventude e Desportos de Luanda, Manuel Gonçalves, os clubes devem realizar o pleito até final de Junho. As associaçõe­s devem fazê-lo até 31 de Julho.

Quanto ao desfecho do campeonato provincial , cancelado na segunda quinzena de Março, quando decorria a segunda jornada, Pascoal Chitumba revelou que está à espera de uma resposta da Federação Angolana de Atletismo.

“A Federação Angolana de Atletismo não se pronunciou quanto ao desfecho dos campeonato­s nacionais e, por isso, não podemos anular as provas provinciai­s antes de reunirmo-nos”,esclareceu.

 ?? AGOSTINHO NARCÍSO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Clube do Rio Seco é o único habilitado a exercer o direito de voto
AGOSTINHO NARCÍSO | EDIÇÕES NOVEMBRO Clube do Rio Seco é o único habilitado a exercer o direito de voto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola