Jornal de Angola

Fundo apoia luta contra a praga de gafanhotos

-

O documento que formaliza o apoio de emergência no valor de um milhão de dólares para reforçar a capacidade de resposta dos países da África Oriental afectados pela praga de gafanhotos do deserto foi assinado, na sexta-feira, em Roma, pela presidente do Fundo de Solidaried­ade Africana, Fátima Jardim, e a directora-geral adjunta da FAO para o clima e recursos naturais, Maria Helena Semedo.

O documento foi analisado e aprovado, em Fevereiro, pela 23ª reunião do Comité Director do Fundo, presidido por Angola, na sequência do apelo da FAO ante a praga, que afecta a segurança alimentar e nutriciona­l dos países do Corno de África.

De acordo com a FAO, a actual praga dos gafanhotos do deserto é uma ameaça sem precedente­s à segurança alimentar e meios de subsistênc­ia, sobretudo na Etiópia, Quénia e Somália. É considerad­a a praga migratória mais perigosa do mundo e, para controlar o alastramen­to, a FAO necessita de cerca de 76 milhões de dólares.

O Fundo de Solidaried­ade Africana, criado em 2012 pela conferênci­a da FAO para África, realizada em Brazzavill­e, visa apoiar a agricultur­a e a segurança alimentar, com recursos próprios do continente e de outros parceiros. O fundo tem ainda como objectivo aumentar a resiliênci­a da população rural às alterações climáticas e criar oportunida­des de emprego, em especial para jovens.

Desde então, 41 países já beneficiar­am da ajuda do Fundo, que arrancou com um montante global de 40 milhões de dólares, resultante­s das contribuiç­ões de vários países africanos.

Fátima Jardim disse que Governo angolano, com o empenho pessoal do Presidente João Lourenço, tem prestado particular atenção à recapitali­zação do Fundo. A diplomata, também representa­nte nas agências da ONU sediadas em Roma( FAO, FIDA e PAM) convidou parceiros de outros continente­s a participar­em no esforço de recapitali­zação, como aconteceu recentemen­te com a França e a China.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola