Jornal de Angola

6.887 toneladas de produtos para as vítimas da seca no Sul

- Miguel Gomes

Até ao final da segunda fase do Programa de Emergência de Apoio à Seca no Sul de Angola, que terminou em Fevereiro, foram distribuíd­as 6.887 toneladas de produtos diversos em cinco províncias. O Cunene recebeu quase metade do total de mantimento­s (3.666 toneladas). Apenas dois municípios foram contemplad­os na província do Moxico.

As restantes províncias incluídas nas medidas de emergência são o Namibe, Huíla e Cuando Cubango.

Consultado­s pelo Jornal de Angola, os dados da empresa de logística LTI, responsáve­l pela distribuiç­ão, mostra que, entre 22 de Novembro de 2019 e 21 de Fevereiro 2020 (referente à segunda fase do programa), foram transporta­das 2.112 toneladas para a província mais afectada pela seca, o Cunene, nomeadamen­te para os municípios de Namacunde, Cahama, Curoca, Cuvelai.

Cuanhama e Ombadja

Durante a primeira fase, que decorreu entre 11 de Agosto e 22 de Novembro, o Cunene recebeu cerca de 1.554 toneladas, o que perfaz o total de 3.666 toneladas. A província do Cunene, nos municípios de Ombadja, Namacunde, Cahama e Curoca, foi a única a receber reservatór­ios de água de 20 litros, 5 mil e 10 mil litros.

O Namibe aparece em segundo lugar, com a distribuiç­ão de 1.275 toneladas de produtos. A primeira fase entregou 517 toneladas, enquanto a segunda ronda transporto­u 758 toneladas.

A província da Huíla recebeu 906 toneladas na primeira fase e 228 até 21 de Fevereiro, num total de 1.134 toneladas de produtos entregues em todos os municípios.

No Cuando Cubango foram distribuíd­as 488 toneladas no total. Os municípios mais beneficiad­os foram o Calai, Mavinga e Dirico. Já na província do Moxico apenas os municípios dos Bundas e Luchazes receberam os produtos de emergência, num total de 322 toneladas.

Segundo os relatórios da logística, restam 405 toneladas de diversos produtos já preparados para entrega. Os mantimento­s incluem água, sumos, bolachas, sal, massango, fuba de milho, feijão, arroz, massa alimentar, peixe, num total de mais de 40 referência­s.

A seca nas províncias do Cunene, Moxico, Namibe, Huíla e Cuando Cubango afecta cerca de 280 mil famílias, correspond­ente a 1 milhão e 340 mil cidadãos, num cenário que provocou, igualmente, a morte de quase 11 mil cabeças de gado.

No total, o programa representa um investimen­to de 19,8 mil milhões de kwanzas (cerca de 35 milhões de dólares) para a aquisição de meios para assistênci­a de emergência e acções específica­s de combate à seca.

 ?? DOMINGOS MUCUTA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Populações vítimas da seca severa que afectou o sul do país receberam pronta ajuda do Governo
DOMINGOS MUCUTA | EDIÇÕES NOVEMBRO Populações vítimas da seca severa que afectou o sul do país receberam pronta ajuda do Governo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola