Jornal de Angola

Chefe de Estado pede disciplina ao Exército

Jaque Raúl garantiu que o Exército está bem e pronto para cumprir a sua função e continuar o processo de reestrutur­ação

- João Dias

O Presidente da República e Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas (FAA), João Lourenço, afirmou, ontem, em Luanda, que espera do novo comandante do Exército, general Jaque Raul, “trabalho, organizaçã­o e imposição de muita disciplina aos efectivos militares”, para que o Exército continue a cumprir o papel para o qual foi criado.

O Presidente da República e Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas (FAA), João Lourenço, afirmou, ontem, em Luanda, que espera do novo comandante do Exército, Jaque Raúl, “trabalho, organizaçã­o e imposição de muita disciplina aos efectivos militares”, para que o Exército continue a cumprir o papel para o qual foi criado.

Num breve discurso, na cerimónia de tomada de posse do novo comandante do Exército, no Salão Nobre do Palácio Presidenci­al, João Lourenço disse ter confiado ao general Jaque Raúl a chefia do que considerou “um importante ramo das Forças Armadas Angolanas”, pela sua “rica trajectóri­a”, forjada ao longo destes anos.

O Chefe de Estado sustentou que Jaque Raúl está à altura de desempenha­r as novas funções. “Confiamos em si a chefia de um importante ramo das Forças Armadas Angolanas e acreditamo­s que, pela rica trajectóri­a que conseguiu forjar ao longo dos anos, está à altura de desempenha­r esta importante função”, enfatizou.

João Lourenço notou que, ao longo da História, as FAA têm sabido cumprir a sua função da melhor forma possível.

A cerimónia foi testemunha­da pelo Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, altas patentes das chefias militares e pelo Governador de Luanda, Sérgio Luther Rescova.

O general de exército Jaque Raúl, nomeado no dia 12, em substituiç­ão do general Gouveia João de Sá Miranda, disse que sai da cerimónia com a missão única de comandar o Exército, organizá-lo e discipliná-lo. “De mim, podese esperar tudo o que se espera de um filho da Pátria no cumpriment­o da sua missão, que é cumprir cabalmente as ordens que lhe são emanadas”, assegurou Jaque Raúl, que antes desempenho­u o cargo de segundo comandante do Exército.

Em declaraçõe­s à imprensa, no termo do acto de posse, Jaque Raúl garantiu que o Exército, neste momento, “está bem e está pronto para cumprir a sua função”, referindo que as FAA se encontram num processo de reestrutur­ação, em cumpriment­o e em operação. “Espero dar um passo em frente neste processo para que seja cabalmente executada”, prometeu.

No tradiciona­l juramento de honra, o novo comandante do Exército compromete­use, perante a Nação, a combater a corrupção, o nepotismo e abster-se de actos que, de alguma forma, lesem o interesse público, sob pena de ser responsabi­lizado civil e criminalme­nte.

Antes de ser nomeado como segundo comandante do Exército, Jaque Raúl ocupou as funções de comandante da Região Militar Cabinda.

As FAA foram criadas a 9 de Outubro de 1991, à luz dos Acordos de Bicesse, que resultaram na fusão das ex-Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA) e as extintas Forças Armadas de Libertação de Angola (FALA).

O processo de criação das FAA teve início tão logo entrou em vigor o cessar-fogo e envolveu a formação de quadros e terminou com a extinção formal das FAPLA e das FALA.

 ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? O Chefe de Estado destacou a trajectóri­a do novo comandante do Exército, Jaque Raúl
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO O Chefe de Estado destacou a trajectóri­a do novo comandante do Exército, Jaque Raúl
 ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Jaque Raúl tem a missão de organizar o Exército
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Jaque Raúl tem a missão de organizar o Exército

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola