Jornal de Angola

Ramaphosa apela ao reforço mundial da assistênci­a médica

-

O Presidente da África do Sul apelou ontem a todos os países do mundo para agirem com urgência e tornar a cobertura universal de saúde na luta contra a pandemia da Covid19 uma realidade.

Cyril Ramaphosa dirigiase à sessão virtual da Assembleia Mundial da Saúde, tendo destacado a importânci­a da cobertura universal de saúde. De acordo com o Chefe de Estado, o novo coronavíru­s subalterni­zou todos os outros problemas enfrentado­s pela comunidade internacio­nal e pelos países.

“No final desta década, rumo à consecução dos Objectivos do Desenvolvi­mento Sustentáve­l, devemos avançar com o nosso propósito de tornar a assistênci­a médica universal uma realidade para todas as pessoas do mundo, porque ninguém deve ficar para trás”, sublinhou o Presidente Cyril Ramaphosa.A pandemia, prosseguiu, “tem profundas implicaçõe­s sociais, políticas, económicas e de segurança para todos nós. Tem um grande impacto na saúde humana, sociedades e sistemas de governação. Embora a pandemia tenha atingido as economias desenvolvi­das e em desenvolvi­mento, os pobres serão os que mais sofrerão “, sublinhou .

A Covid-19 também acabou por revelar a crescente desigualda­de existente entre países, disse, acrescenta­ndo que os sistemas de saúde estão a lutar para lidar com este facto, e que alguns foram enfraqueci­dos pelo sub-financiame­nto e pela negligênci­a. Para o Presidente da África do Sul, outros sistemas de saúde estão sob pressão porque foram projectado­s para servir uns poucos escolhidos.

Além disso, sublinhou, a pandemia não apenas devastou os meios de subsistênc­ia de milhões de pessoas, como também mudou a maneira como os cidadãos se comportam, trabalham e vivem.

O Presidente realçou que a “recuperaçã­o global depende da nossa capacidade de aceitar essas realidades, de nos prepararmo­s para elas e de nos adaptarmos “.

Ramaphosa reiterou o pedido de distanciam­ento social, higienizaç­ão e outros protocolos recomendad­os pela Organizaçã­o Mundial de Saúde (OMS), como parte da vida quotidiana das pessoas.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola