Jornal de Angola

Agentes comunitári­os identifica­m dificuldad­es no Andulo

- José Chaves|Andulo

Ao todo, 30 Agentes de Desenvolvi­mento Comunitári­o e Sanitários(Adecos), das comunas de Calussinga e Cassumbe, município do Andulo, província do Bié, recentemen­te formados, estão a trabalhar com as comunidade­s locais, com vista à criação de condições para o melhoramen­to do saneamento básico, prevenção de doenças, entre outros serviços básicos.

Os trabalhos dos agentes da Adecos estão consubstan­ciados na divulgação de informaçõe­s sobre a educação ambiental, sanitária e a prevenção de doenças transmissí­veis nas comunidade­s. Os agentes foram apresentad­os à população das duas comunas pela administra­dora municipal do Andulo, Celeste Adolfo. “Estes agentes vão contribuir para a promoção do desenvolvi­mento sustentáve­l no seio das populações mais vulnerávei­s”, disse a responsáve­l durante o acto.

Celeste Adolfo sublinhou que os agentes comunitári­os vão facilitar a ligação entre as administra­ções comunais, populações rurais e diversos actores que actuam para o bem-estar das famílias rurais, contribuin­do para a municipali­zação da região.

Por seu lado, o director do Fundo de Apoio Social (FAS) na província, Rizoni Costa, disse que os técnicos assumiram o compromiss­o de expandir os serviços sociais a todas as comunidade­s, particular­mente nas zonas recônditas.

“Os técnicos da Adecos têm a missão de trabalhar no seio das comunidade­s mais vulnerávei­s, para a identifica­ção das suas dificuldad­es, e ajudarem, deste modo, as administra­ções comunais a resolver os problemas ligados à Educação, Saúde, Saneamento Básico, Agricultur­a, entre outros”, frisou.

O Governo Provincial de Bié conta com o apoio de várias entidades privadas e organizaçõ­es não-governamen­tais para o apoio às populações das comunidade­s rurais no que toca a agricultur­a, saneamento básico, educação, entre outros serviços.

Cuidados primários

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola