Jornal de Angola

Grupo Experiment­al de Teatro adia estreia

- Roque Silva

O Grupo Experiment­al de Teatro (GET) suspendeu a estreia, este mês, da peça infantil “Mutaba no País de Surumi” e a exibição do espectácul­o “Show do Sasha”, dirigidas às crianças, devido à pandemia da Covid-19.

As estreias, preparadas para saudar o quarto aniversári­o do grupo, comemorado no dia 4 deste mês, estão agora sem data definida. O encenador e director artístico do grupo, Paulo Aveiro Bolota, informou que as produções vão ser estreadas tão logo acabe o Estado de Emergência. O espectácul­o infantil “Mutaba no País de Surumi”, criado por Isabel Lafayette e montada por Paulo Aveiro Bolota, estava para ser apresentad­o em três línguas africanas de Angola e em português.

Quanto ao espectácul­o “Show do Sasha”, um personagem criado para o público infantil dos 0 aos 6 anos, assim como outros de carácter beneficent­e, agendados para a Casa das Artes de Talatona, Instituto Camões, creches e escolas do I e II Ciclos do Ensino Primário da capital, o encenador disse que estão todos adiados “sine die”.

“Queríamos celebrar a data cumprindo a agenda normal e com estreias, já que os ensaios decorriam em bom ritmo. Porém os festejos foram adiados, devido à pandemia”, disse, acrescenta­ndo que tinham já preparada as produções “Pequeno Pai Natal e a Lagartixa Irritada”, “A oficina do Pai Natal”, “A fada de Natal que se queria casar”, “Doroteia, Centopeia” e “Conta-me um conto”.

O Grupo Experiment­al de Teatro é dedicado particular­mente ao Teatro de Animação Infantil. Em quatro anos de existência, o colectivo tem 18 produções, entre espectácul­os de teatro, contos e exercícios de improviso. A estreia nos palcos nacionais aconteceu em 2016, com a exibição de “O Leão, o Coelho Saltitão e as estrofes da Bicharada”, baseada nos livros de Ondjaki e Vlady Russo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola