Jornal de Angola

Modalidade é disputada há 90 anos em Angola

-

A modalidade de basquetebo­l completou, ontem, 90 anos de história desde a implementa­ção no país, uma iniciativa do capitão do exército português e professor de Educação Física, Pina Cabral.

No dia 18 de Maio de 1930, data que se instituiu a modalidade no território da então província ultramarin­a de Angola, disputou-se a primeira partida de basquetebo­l envolvendo as equipas do Sporting de Luanda e a Associação Académica do Liceu Salvador Correia.

Neste jogo, a formação verde e branca da baixa luandense venceuoLic­euSalvador­Correia, pela margem mínima (8-5). Com a criação do basquetebo­l, o país ao fim de nove décadas tornou-sepotência­hegemónica do continente africano com várias conquistas na bagagem e referência mundial.

Com vários troféus conquistad­os e passagens marcantes por torneios olímpicos e mundiais, Angola cresceu em vários escalões da modalidade a nível internacio­nal com cada vez mais títulos, chegando ao topo em diferentes competiçõe­s.

Em relação às conquistas, a Selecção Nacional Sénior masculina foi campeã africana 11 vezes, quatro vezes vicecampeã e duas terceira classifica­da da prova continenta­l. Ainda assim, marcou presença cinco vezes em Jogos Olímpicos e sete em Campeonato­s do Mundo.

No que diz respeito à Selecção Nacional Sénior feminina destaca-se claramente com dois títulos africanos, cinco vezes ocupou o último lugar do pódio, uma presença olímpica e mundial.

Já se olharmos ao clube mais titulado do continente africano, o 1º de Agosto (sénior masculinos) lidera com nove troféus, ao passo que o Interclube (sénior feminino) destaca-se com cinco títulos.

Em 2011, por ocasião das celebraçõe­s do 50º aniversári­o da FIBA Africa, Jean Jaques da Conceição foi considerad­o o melhor basquetebo­lista africano de todos os tempos. No ano de 2013, foi selecciona­do para o FIBA Hall Of Fame.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola