Jornal de Angola

Velejadore­s angolanos fazem treino individual

- Armindo Pereira

de velejadore­s Matias Montinho / Paixão Afonso, da classe 470, que vai representa­r Angola nos Jogos Olímpicos de Tóquio no próximo ano, continua a cumprir o plano de preparação específica em casa, enquanto aguarda pelo levantamen­to do Estado de Emergência.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola Montinho revelou que os exercícios aeróbicos têm sido a solução para a manutenção da componente física, mas a parte técnica é a que mais aflige oscampeões­africanos.Hácerca de três meses sem contacto com a embarcação, longe do mar e dos companheir­os, anseiam por dias melhores.

“A nossa maior preocupaçã­o prende-se com a componente técnica. O treino no mar é fundamenta­l, porque fizemos a leitura do vento, das correntes marítimas, e tudo isso influencia muito na forma como devemos conduzir a embarcação. São aspectos da preparação que fazem toda a diferença”, aclarou Montinho.

Em condições normais, os atletas afectos ao Clube Naval de Luanda treinavam cinco horas por dia, na contra-costa da Ilha do Cabo. Os velejadore­s, que estiveram nos últimos Jogos Olímpicos do Rio’2016, garantiram presença para o evento de Tóquio no Campeonato Africano da classe, decorrido em Janeiro último, na capital do país.

Em femininos, prova contou apenas com Angola e Moçambique, a dupla angolana Domingas Huambo / Isabel Afonso deixaram escapar a qualificaç­ão para a moçambican­a constituíd­a por Denise Parruque / Maria Machava. Tal como recomenda o Decreto Presidenci­al, a Federação Angolana de Desportos Náuticos (FADEN) suspendeu todas as actividade­s do calendário da presente época, e criou um grupo numa rede social para manter a interacção com atletas e técnicos da modalidade.

 ?? DOMINGOS CADÊNCIA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Montinho e Paixão estão qualificad­os para Tóquio
DOMINGOS CADÊNCIA | EDIÇÕES NOVEMBRO Montinho e Paixão estão qualificad­os para Tóquio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola