Jornal de Angola

MERCADO FINANCEIRO

- Isaque Lourenço

BNA apoia liquidez da banca comercial

Os bancos comerciais, na semana de 11 a 15 de Maio, recorreram à Facilidade Permanente de Cedência de Liquidez na maturidade Overnight (FCO), numa média diária de 15,7 mil milhões de kwanzas.

Segundo o Banco Nacional de Angola, no mesmo período, os bancos comerciais realizaram 54 operações de cedência e tomada de liquidez no Mercado Interbancá­rio totalizand­o 169,4 mil milhões de kwanzas.

No comunicado do BNA, divulgado na página de Internet, ressalta-se ter sido o dia 14 de Maio, o que mais se requereu nas operações interbancá­rias com um valor total de 37,7 mil milhões. Na terçafeira, 12, haviam sido requisitad­os 36,02 mil milhões. Nos restantes dias observouse a tendência dos mais de 30 mil milhões de kwanzas/dia necessário­s, sendo que a 11 trocaram-se 31,2 mil milhões, a 13, 32,5 mil milhões e a 15, 32 mil milhões de kwanzas.

As operações foram realizadas a taxa de juro média de 15,50 por cento/ano.

Na sua última reunião, o Comité de Política Monetária do BNA decidiu activar a Facilidade Permanente de Cedência de Liquidez Overnight (um dia), em até 100 mil milhões de kwanzas renovável trimestral­mente, de modo não cumulativo, ao longo do exercício económico de 2020.

A Facilidade Permanente de Cedência de Liquidez é a operação através da qual os operadores comerciais recorrem ao banco central para obter crédito para financiar as suas actividade­s.

Os serviços e comissões do Banco de Fomento de Angola (BFA) renderam, no exercício económico de 2019, 18.793 milhões de kwanzas (cerca de 33,3 milhões de dólares),

 ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Créditos diários no interbancá­rio reforçam as operações
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO Créditos diários no interbancá­rio reforçam as operações

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola