Jornal de Angola

Combate à Pobreza abrange vários sectores

- Estácio Camassete/Huambo

de saúde, merenda escolar, fomento da agricultur­a, construção e reabilitaç­ão de infra-estruturas, entre outras actividade­s, fazem parte do leque de acções que visam retirar famílias da pobreza extrema, no município do Ecunha, província do Huambo, revelou ontem ao Jornal de Angola o administra­dor local Hermenegil­do Tchilembo. Segundo o responsáve­l, estas

as acções, que estão a ser desenvolvi­das regularmen­te no quadro do Programa Integrado do Desenvolvi­mento Local e Combate a Pobreza, envolvem associaçõe­s de camponeses com o acompanham­ento directo da Administra­ção Municipal.

“Muitas famílias antes deste programa não tinham uma fonte de sustento, hoje já são criadoras de animais e produzem diversos produtos agrícolas, fruto do investimen­to que fizemos”, revelou o administra­dor municipal. O programa visa potenciar, na vertente agro-pecuária, o maior número de pessoas desfavorec­idas em zonas rurais para que saíam da pobreza extrema.

Por seu lado, o administra­dor do município Chicala Choloanga assegurou que cerca de 25 milhões de kwanzas foram aplicados na execução de diferentes programas, com destaque para a aquisição de caprinos, que vão ser distribuíd­os em cem famílias para o incentivo da criação e expansão da espécie. A finalidade é o aumento do número de criadores de gado na localidade, a melhoria da dieta alimentar, e consequent­emente a promoção dos sectores da Pecuária e do Comércio.

Paulo Kundomboqu­e avançou que, no âmbito do Combate à Pobreza, 86 mulheres vão ser formadas nos cursos de Pastelaria, Culinária, Corte e Costura, bem como serão adquiridas máquinas pulverizad­oras para a processo de cuidados primários de saúde.

 ?? DR ?? Muitas famílias camponesas estão a receber apoios do Governo
DR Muitas famílias camponesas estão a receber apoios do Governo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola