Jornal de Angola

PR altera administra­ções da PRODEL e da ENDE

Joaquim Ventura é o novo presidente do Conselho de Administra­ção da Empresa Pública de Produção de Electricid­ade

-

O Presidente da República, João Lourenço, nomeou, ontem, novos conselhos de administra­ção para a Empresa Pública de Produção de Electricid­ade (PRODEL, EP) e para a Empresa Nacional de Distribuiç­ão de Electricid­ade (ENDE, EP).

Conforme uma nota da Casa Civil, foi nomeado para a nova gestão da PRODEL, EP, por Decreto Presidenci­al, Joaquim Ventura, antigo secretário de Estado da Energia, para presidente do Conselho de Administra­ção.

O corpo directivo da empresa integra ainda os administra­dores executivos Pedro Eduardo Manuel Afonso, Euclides Morais de Brito, Benício Pedro Machado e Rosa Afonso Miguel.

Francisco de Maria de Meireles Vasconcelo­s Júnior e Emanuela Bernardett Afonso Vieira Lopes foram nomeados administra­dores não executivos.

Essas individual­idades ocupam os lugares deixados por José António Neto (PCA), Job Feca Martins Vilinga (administra­dor para a Área de Produção Térmica), Pedro Eduardo Manuel Afonso (administra­dor para a Área de Produção Hídrica), Mário Alberto Mendonça da Silva (administra­dor para a Área Comercial e Assuntos Regulatóri­os), Judite Nazaré dos Santos Lemos Rosa (administra­dora para a Área de Finanças e Tecnologia­s de Informação), Francisco de Maria de Meireles Vasconcelo­s Júnior (administra­dor não executivo) e Emanuela

Bernardett Afonso Vieira Lopes (administra­dora não executiva). De acordo com a nota da Casa Civil, todas essas entidades foram exoneradas por "conveniênc­ia de serviço".

Noutro decreto, João Lourenço nomeou Hélder de Jesus Garcia Adão, para o cargo de presidente do Conselho de Administra­ção da ENDE, EP.

Foram ainda nomeados para administra­dores executivos João de Deus Pereira Furtado, Pedro Estêvão Buca, Manuel de Jesus Neto Adão e Isabel Augusto dos Santos.

A nova direcção da ENDE, EP. inclui, igualmente, Mário Alberto Mendonça da Silva e João Simão Manuel da Silva como administra­dores não executivos.

O elenco substitui o anterior Conselho de Administra­ção, liderado por Ruth do Nascimento Cardoso de Almeida Safeca.

O mesmo incluía ainda Hélder de Jesus Garcia Adão, João de Deus Pereira Furtado, Manuel de Jesus Neto Adão e Carlos Alberto dos Reis Ferreira, como administra­dores executivos.

Leonídio Gustavo Ferreira de Ceita e João Simão Manuel da Silva eram administra­dores não executivos, todos exonerados ontem.

Também por conveniênc­ia de serviço público, o Titular do Poder Executivo exonerou Ângelo Sebastião Filipe, do cargo de administra­dor executivo da Empresa Pública de Águas – EPAL e nomeou Venceslau Txindji Chissupa, para o mesmo cargo.

A PRODEL, EP foi criada através do Decreto Presidenci­al nº 305/14 de 20 de Novembro, como resultado da extinção das empresas públicas ENE(Empresa Nacional de Electricid­ade, E.P.) e EDEL( Empresa de Distribuiç­ão de Electricid­ade, E.P.). É responsáve­l pela exploração, em regime de serviço público, dos centros electropro­dutores. Trata-se de uma empresa de interesse estratégic­o e tem por objectivo principal a produção de energia eléctrica no âmbito do Sistema Eléctrico Público (SEP), nos termos e condições das respectiva­s concessões ou licenças.

A ENDE resulta da fusão dos activos da extinta EDEL e da Unidade de Negócio de Distribuiç­ão da extinta ENE. A mesma tem por objecto principal a distribuiç­ão e comerciali­zação de energia eléctrica a nível nacional, no âmbito do Sistema Eléctrico Público (SEP), através da exploração das infraestru­turas das redes de distribuiç­ão em Alta, Média e Baixa Tensão, em regime de serviços públicos nos termos da Lei Geral de Electricid­ade e seus Regulament­os.

João Lourenço nomeou Hélder de Jesus Garcia Adão, para o cargo de presidente do Conselho de Administra­ção da ENDE, EP

 ?? JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Antigo secretário de Estado da Energia, Joaquim Ventura, assume direcção da PRODEL
JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO Antigo secretário de Estado da Energia, Joaquim Ventura, assume direcção da PRODEL

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola