Jornal de Angola

Mau estado das estradas preocupa automobili­stas

-

O mau estado das estradas continua a ser um dos maiores problemas para os automobili­stas, que decidem viajar para o Cuanza -Norte, Malange, e Lundas Norte e Sul. Quem sai de Catete, a partir do bairro Tari os buracos estão em evidência, e na aldeia Botomona mais se parecem com os jogos “kiela” e ganham formatos preocupant­es.

O mesmo problema se verifica na zona de Calomboloc­a, em Catete, à Maria Teresa, no distrito de Cassoneca, município de Icolo e Bengo, desta última localidade até Ndalatando, passando por Zenza do Itombe, a viagem que podia ser feita em menos de uma hora, só fica concluída depois de quase duas horas e meia.

Ao longo do percurso, nas aldeias Tombó, Queta, Canhoca e Tombó Caxiló, por exemplo, os buracos espalham-se por todo o asfalto. Por causa disso, o automobili­sta Pedro Epalanga teve de permanecer 11 dias na via, por conta de uma avaria no trailer do camião. “Saí da Lunda-Sul no dia 4 deste mês, e só hoje é que estou a chegar em Luanda”, conta o jovem, que se manifesta agastado com o mau estado da via.

Relativame­nte à intervençã­o da Polícia nas fronteiras, Pedro Epalanga exige maior rigor, por acreditar que só desta forma será possível estancar a pandemia no país. Além dos automobili­stas, para os moradores das localidade­s da zona que, por falta de passeios, caminham pela estrada, o perigo anda à espreita. A falta de sinalizaçã­o vertical e horizontal, principalm­ente em pontos com curvas e contracurv­as, é outro problema a considerar.

Nesta fase do Estado de Emergência, o cidadão António Cunha, que teve necessidad­e de se deslocar à província do Cuanza-Norte, sentiu na carne e no osso as dificuldad­es da via. “O maior perigo está nos buracos. São muitos. Perdemos muito tempo à procura do melhor sítio para passar”, lamenta, para acrescenta­r que dificilmen­te uma viatura terá tempo de vida útil, se circular muitas vezes na Estrada Nacional 230, que liga Luanda às províncias de Cuanza-Norte e Malange, até às Lundas.

 ??  ??
 ?? MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola