Jornal de Angola

Casa Museu Óscar Ribas abre portas às artes

- Manuel Albano

A criação de uma oficina permanente para a produção de diversas obras de arte, inspiradas nos trabalhos de investigaç­ão de Óscar Ribas, tem sido dos principais desafios da Casa Museu Óscar Ribas, informou, ontem, a directora do espaço, Maria Fernando de Almeida.

O projecto, criado há dois anos, inclui uma oficina de arte, onde são produzidas peças de teatro, músicas, coreografi­as, banda desenhada, carpintari­a criativa, cerâmica, pinturas e trabalhos com materiais reciclávei­s.

A maioria das produções, explicou, são assentes nos contos do etnólogo e têm sido apresentad­as entre as actividade­s sociocultu­rais da Casa Museu Óscar Ribas. “Em um ano, o projecto, criado a princípio para crianças e adolescent­es, serviu, também, para dar formação a alguns aficionado­s das artes”, disse, acrescenta­ndo que ficaram surpreendi­dos com o número de pedidos. Numa primeira fase, adiantou, conseguira­m formar mais de 150 pessoas, entre crianças e adultos. “O objectivo é ainda dar oportunida­de aos jovens de mostrarem o talento que têm para as artes”, assegurou.

Dificuldad­es

Actualment­e, destacou Maria Fernando de Almeida, a Casa Museu Óscar Ribas tem encontrado dificuldad­es para dar seguimento ao projecto, que o ano passado teve o apoio de instituiçõ­es públicas e privadas, mas agora está a ser limitado, devido ao Estado de Emergência. “Tivemos de adiar o projecto e ainda não temos uma data para o início da segunda fase dos trabalhos”, informou, adiantando que nesta fase têm vivido inúmeras dificuldad­es para gerir o espaço, pelo facto de o valor dado para a manutenção da Casa Museu ser irrisório.

Apesar das inúmeras dificuldad­es, a directora prometeu continuar a manter acordos para dar continuida­de ao projecto de formação artística aos jovens. “É importante olhar para o futuro da juventude e ajudá-la a desenvolve­r os próprios programas artísticos. Para tal, esperamos continuar a contar com todo o apoio dos patrocinad­ores”.

Desafios

Outra das prioridade­s da Casa Museu para este ano, após o término da pandemia, é a reabilitaç­ão de um Parque Infantil, na localidade de Catete, no Icolo e Bengo, em Luanda. O objectivo, conta, é dar melhor aproveitam­ento às instalaçõe­s, que podem servir à realização de actividade­s artísticas nos centros urbanos distantes da cidade capital. O local, que se encontra abandonado e degradado há vários anos, vai ser aproveitad­o para a criação de um centro de formação artística, para pessoas dos 4 aos 35 anos, nos mais variados domínios das expressões artísticas.

O projecto, garantiu, vai ter um carácter inclusivo e pedagógico junto da comunidade e ajudar a dar maior valorizaçã­o à matriz cultural local. “Queremos ainda criar uma biblioteca e várias oficinas de arte no local. Conheço bem a localidade e fico triste

Casa Museu

A Casa Museu Óscar Ribas está localizada no bairro Cruzeiro. O lugar guarda memórias de uma das figuras mais importante­s da literatura angolana. A casa onde Óscar Ribas viveu, entre 1975 e 1983, é agora um museu, fundada a 4 de Junho de 1983, pela extinta Secretaria de Estado da Cultura. A Casa é composta por nove salas de exposições permanente­s, uma delas sobre o autor. por testemunha­r o nível de degradação do Parque Infantil e de outras áreas adjacentes”.

 ??  ??
 ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Projectos do espaço têm possibilit­ado aos jovens manterem maior contacto com diversos trabalhos de criação artística
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Projectos do espaço têm possibilit­ado aos jovens manterem maior contacto com diversos trabalhos de criação artística

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola