Jornal de Angola

Catoca fecha uma fábrica de diamantes

Entre os objectivos perseguido­s pela empresa está a redução das despesas face à baixa procura do produto no mercado

-

A Sociedade Mineira de Catoca encerrou uma das fábricas de tratamento de diamantes e suspendeu os trabalhos de prospecção em algumas concessões. A decisão insere-se nas medidas de contenção dos efeitos da pandemia da Covid-19.

A Sociedade Mineira de Catoca procedeu ao encerramen­to de uma das fábricas de tratamento de diamantes e suspendeu os trabalhos de prospecção em algumas concessões, informou em comunicado citado ontem pela Angop.

A decisão, segundo o documento, insere-se nas medidas de contenção dos efeitos da crise provocada pela pandemia da Covid-19, de que resultaram, ainda, o reajuste dos planos de produção e, consequent­emente, o adiamento de novos investimen­tos.

Entre os objectivos perseguido­s pela companhia, o documento destaca a redução das despesas com energia, água, combustíve­l e manutenção do material utilizado no processo de emulsão.

As medidas incluem a suspensão de novas contrataçõ­es, numa altura em que os mercados internacio­nais de diamantes estão encerrados, em consequênc­ia da pandemia.

O documento não diz qual das fábricas foi encerrada nem o número de concessões que viram interrompi­dos os trabalhos de prospecção.

Nesta altura, refere o comunicado, "não se compra, nem se vende diamantes e, como resultado, as empresas do ramo pararam de obter receitas, a exemplo da Índia, o maior lapidador dos diamantes de Angola, que se encontra com o mercado congestion­ado de diamantes lapidados e brutos".

Com o Estado de Emergência, lê-se no documento, surgiram algumas restrições, como o encerramen­to de algumas fábricas e dificuldad­e de exportar mercadoria­s não relacionad­as à prevenção e combate à Covid-19.

Os Estados Unidos e a China, que são actualment­e os maiores consumidor­es de diamantes, têm os mercados encerrados, preocupado­s em combater a pandemia que grassa pelo mundo.

Localizada na cidade de Saurimo, província da Lunda-Sul, a Sociedade Mineira de Catoca é responsáve­l por cerca de 75 por cento dos diamantes produzidos em Angola.

A empresa é a principal empregador­a do sector privado na província e um dos principais parceiros sociais do governo local.

 ?? DR ?? Companhia é responsáve­l por cerca de 75 por cento do total de diamantes produzidos no país
DR Companhia é responsáve­l por cerca de 75 por cento do total de diamantes produzidos no país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola