Jornal de Angola

Falta de condições compromete combate à doença

- José Rufino | Luena

A falta de condições de atendiment­o aos doentes no Centro de Saúde da comuna de Cangumbe, município do Moxico, a 105 quilómetro­s da cidade do Luena, põe em causa as medidas de combate à Covid-19 naquela localidade.

A informação foi avançada pela directora do Centro de Saúde, durante a visita efectuada pelo governador, Gonçalves Muandumba, para constatar o cumpriment­o do Estado de Emergência e das medidas de prevenção do novo coronavíru­s na comuna de Cangumbe.

Celestina Isaac apontou a falta de energia eléctrica, água, meio de transporte para evacuação de doentes e o número reduzido de técnicos, como sendo os principais problemas que o centro enfrenta.

Para além da malária, as doenças diarreicas agudas e respiratór­ias, o sarampo e o HIV-Sida, foram apontadas como as patologias mais frequentes naquele Centro de Saúde, que atende diariament­e entre 50 a 60 pacientes.

O Centro possui serviços de consultas externas, Banco de Urgência, Programa Alargado de Vacinação e Farmácia e conta com apenas cinco técnicos. Celeste Isaac referiu que, o pleno funcioname­nto do Centro, são necessário­s mais três técnicos de saúde e um médico geral, para garantir uma assistênci­a mais personaliz­ada à população.

Para mitigar a falta de água na sede comunal, Gonçalves Muandumba entregou três moto-cisternas à Administra­ção de Cangumbe. O governador do Moxico visitou ainda uma cooperativ­a agrícola e procedeu a entrega de cestas básicas às famílias mais carenciada­s e manteve um encontro com os membros do Conselho das Comunidade­s.

Gonçalves Muandumba realçou que o Governo de Angola está a fazer tudo para conter o coronavíru­s, mas para tal, a colaboraçã­o da população deve ser essencial para não haver o alastramen­to da doença no seio da população.

 ?? DANIEL BENJAMIN | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
DANIEL BENJAMIN | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola