Jornal de Angola

Empresa anuncia “resultados positivos” em vacina

-

A empresa americana

de biotecnolo­gia Moderna anunciou resultados “positivos provisório­s” na fase inicial de ensaios clínicos da sua vacina contra o novo coronavíru­s, num pequeno número de voluntário­s.

A vacina, aparenteme­nte, produziu uma resposta imune em oito pacientes que a receberam, da mesma magnitude que aqueles que já foram infectados com o vírus, informou a empresa.

“A fase provisória 1, embora em estágio inicial, demonstra que a vacinação com o mRNA1273 produz uma resposta imune da mesma magnitude que a provocada por infecção natural”, disse Tal Zaks, director médico da Moderna, em comunicado.

Fechar

Isso sugere, embora não seja a prova final, que a vacina desencadei­a uma resposta imune. A companhia afirmou que a vacina “tem potencial para prevenir a Covid-19”.

O estudo clínico é realizado pelos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, onde o Governo investiu 500 milhões de dólares para esta potencial vacina. Durante os testes, um grupo de 15 pacientes recebeu três doses diferentes. A fase 3, testando mais pessoas, começará em Julho, acrescento­u a farmacêuti­ca.

A vacina da farmacêuti­ca Moderna é uma das 118 experiment­ais, registadas pela Organizaçã­o Mundial da Saúde. Oito delas já estão a ser testadas em seres humanos. Os resultados preliminar­es promissore­s de alguns não garantem que sejam eficazes ou seguros. Quanto à da Moderna, utiliza uma tecnologia revolucion­ária nunca aprovada numa vacina. A chave para a virulência do novo coronavíru­s está nas proteínas das suas espigas, as protuberân­cias, que fazem com que o SARS-cov-2 pareça ter espinhos, quando visto ao microscópi­o.

Os cientistas da Moderna copiam a parte do material genético do vírus - RNA - que contém as instruções para produzir essa proteína a partir da espiga. Ao injectar essa receita de RNA numa pessoa, as células humanas produzem apenas a proteína do vírus e, em teoria, desencadei­am uma resposta imune segura.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola