Jornal de Angola

Membros aprovam a actuação da OMS

-

A Assembleia

Mundial da Saúde aprovou, por unanimidad­e, a resolução que supõe uma avaliação à resposta da Organizaçã­o Mundial da Saúde (OMS) à pandemia da Covid-19.

Os 194 países-membros da OMS reunidos por teleconfer­ência concordara­m, terçafeira, em que se lance uma avaliação “imparcial, independen­te e completa” ao papel da organizaçã­o, como se tinha comprometi­do na segunda-feira o seu directorge­ral, Tedros Ghebreyesu­s.

“Para ser verdadeira­mente completa, essa avaliação deve incluir a resposta de todos os atores, de boa fé. Iniciarei uma avaliação independen­te, o mais brevemente possível, para analisar a experiênci­a que se ganhou, as lições aprendidas e para fazer recomendaç­ões para melhorar a preparação e a resposta nacional e global à pandemia”, declarou na abertura da 73.ª Assembleia Mundial da Saúde.

No texto preliminar da resolução aprovada defendese que se “inicie, no momento apropriado mais breve, e em consulta com os Estadosmem­bros, um processo faseado de avaliação imparcial, independen­te e completa que inclua os mecanismos existentes para rever a experiênci­a ganha e as lições aprendidas da resposta internacio­nal de saúde coordenada pela OMS”.

Os parâmetros a avaliar incluem “as acções da OMS e os tempos de acção em relação à pandemia da Covid-19” e “a eficácia dos mecanismos ao dispor da OMS e o funcioname­nto dos Regulament­os Internacio­nais de Saúde”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola