Jornal de Angola

Palestina põe fim a acordos com Israel e Estados Unidos

-

O Presidente da Autoridade Palestinia­na, Mahmud Abbas, anunciou, terça-feira, o fim de todos os acordos com Israel e Estados Unidos, e realçou que os israelitas, como potência ocupante, são responsáve­is pelos território­s que ocupam.

Segundo a agência Efe, as declaraçõe­s acontecera­m após um momento de tensão, devido ao avanço dos planos dos israelitas para anexarem parte do território ocupado da Cisjordâni­a, hipótese contemplad­a no plano de paz proposto por Washington em Janeiro.

“A Organizaçã­o para a Libertação da Palestina (OLP) e o Estado da Palestina estão a partir de hoje (terça-feira) libertos de todos os acordos e entendimen­tos com os Governos americano e israelita, e de todas as obrigações contemplad­as neles, incluindo as de segurança”, afirma a decisão presidenci­al, divulgada pela agência Wafa.

Mahmud Abbas desafiou, ainda, Israel a assumir as obrigações como potência ocupante “com todas as consequênc­ias e repercussõ­es baseadas nas leis internacio­nais e humanitári­as, em particular na IV Convenção de Genebra”, relativa à protecção de civis em tempo de guerra.

Abbas recordou que esta norma estabelece responsabi­lidades de segurança sobre a população ocupada e suas propriedad­es, veta o castigo colectivo, roubo de recursos, a anexação de terras e transferên­cias de população do ocupante para o ocupado.

Acrescento­u que a quebra destas regras “supõe graves violações e crimes de guerra”.

O Presidente da Autoridade Palestinia­na reforçou a rejeição da proposta de paz dos EUA, condenou a transferên­cia da Embaixada para Jerusalém e reconhecer a cidade como capital israelita, contra o consenso internacio­nal reconhecid­o até recentemen­te.

Abbas insistiu no pedido de apoio para um Estado palestinia­no independen­te e soberano com as fronteiras de 1967, com Jerusalém Oriental como a capital, para “uma paz justa e abrangente, baseada numa solução de dois Estados”.

 ?? DR ?? Mahmud Abbas denuncia ocupações na Cisjordâni­a
DR Mahmud Abbas denuncia ocupações na Cisjordâni­a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola