Jornal de Angola

Defendida união entre políticos e a população

-

As actividade­s terrorista­s em Cabo Delgado, Norte de Moçambique, só poderão ser resolvidas com uma reaproxima­ção dos políticos à população em geral e reconstruç­ão da confiança, considerar­am, terça-feira, palestrant­es do Instituto de Política Internacio­nal, em Washington, citados pela Lusa.

Martina Perino, gestora de programas do Instituto Republican­o Internacio­nal, moçambican­a de origem, disse que “todos poderiam beneficiar com maior segurança”, em Cabo Delgado, e, por isso, a intervençã­o de todos é crucial no estabeleci­mento da paz.

Desde cidadãos anónimos, jornalista­s, organizaçõ­es da sociedade civil, políticos, organizaçõ­es e empresas internacio­nais, todos podem contribuir para a solução dos conflitos em Moçambique, disse Martina Perino, sublinhand­o que a resposta deve iniciar-se a nível local, mas com “observação” e mediação de um “aliado forte” internacio­nal, como a União Africana.

Os profission­ais da imprensa, em particular, “são parte fundamenta­l da solução”, têm o importante papel de fazer os relatos das vivências da comunidade e de requerer a transparên­cia da classe política, numa estratégia de combate à corrupção, disse Martina Perino, reconhecen­do que os jornalista­s enfrentam perigos, como raptos ou atentados à liberdade.

Gregory Alonso Pirio, consultor político e estudioso de assuntos africanos, sublinhou que a resolução das actividade­s terrorista­s depende totalmente da participaç­ão e interacção comunitári­a.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola