Jornal de Angola

Cussumba, Negunza Cabolo e Novo Redondo

-

O nome “Sumbe” deriva da palavra em língua quimbundo “cussumba”, que em português significa “comprar”. O ponto onde se encontra situada a cidade constituiu sempre um local de trocas comerciais, entre os povos do interior e do litoral. O sal e o peixe, bem como os tecidos que chegavam da Europa, alimentara­m durante muito tempo o referido circuitoco­mercial,quetambém envolvia a venda de escravos.

A antiga cidade de Novo Redondo também já se chamou Negunza Cabolo, em homenagem ao líder da resistênci­a à ocupação colonial, também conhecido como “Príncipe do Sertão”. A existência de uma espécie de localidade-feira, onde exactament­e hoje se assenta o Sumbe, em que se realizavam trocas comerciais entre os povos do interior e do litoral, levou as autoridade­s coloniais portuguesa­s a pensarem na fundação de uma cidade, motivada não só pela necessidad­e de defesa contra as incursões dos piratas ingleses e franceses, mas também da ligação entre os reinos de Luanda e Benguela, bem como das minas de cobre.

A fundação da cidade iniciou-se em 7 de Janeiro de 1768, quando o governador Francisco Inocêncio de Sousa Coutinho ordenou a uma brigada de engenheiro­s para fazer a escolha do local onde se instalaria um presídio com o nome de Novo Redondo. Em 1785 ergue-se a primeira fortaleza de pedra, com a primeira igreja edificada somente em 1811. Porém, os primeiros serviços de saúde surgiriam em 1872, com a vinda do médico Francisco Joaquim Vieira.

No século XX, foi a primeira localidade angolana a ter iluminação domiciliár­ia, fornecida a partir da barragem hidroeléct­rica do Cambongo que, depois, foi ampliada e melhorada com a actual estação de captação e tratamento. Já com as caracterís­ticas de vila, em 1954 recebeu a primeira visita de um Presidente português, o general Francisco Higino Craveiro Lopes. Em 1955, pelo decreto 40225 de 20 de Julho, foi elevada a capital de distrito e, em 28 de Maio do ano seguinte (1956), pelo diploma legislativ­o número 2757, ascendeu à categoria de cidade.

 ?? DR ?? O ponto onde está situada a cidade do Sumbe constituiu sempre um local de trocas comerciais
DR O ponto onde está situada a cidade do Sumbe constituiu sempre um local de trocas comerciais
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola