Jornal de Angola

Ausência de passageiro­s em Luanda

-

Uma ronda efectuada pela equipa de reportagem do Jornal de Angola mostrou que os serviços de táxi e mototáxi clamam por passageiro­s nos principais pontos da cidade de Luanda.

Na paragem do Zango, nos deparamos com Afonso Júnior, motorista de táxi há 14 anos. Disse que o Estado de Emergência veio diminuir o número de passageiro­s e o custo de vida subiu significat­ivamente.

A rota que normalment­e faz é da entrada do Zango até à vila de Cacuaco. O fluxo de passageiro­s a que estava habituado não é o mesmo. Por força do Estado de Emergência, algumas pessoas trabalham e outras não. Afonso Júnior referiu que, antes do Estado de Emergência, conseguia fazer 17 mil kwanzas por dia. Mas agora faz apenas oito mil.

Na zona do Zango 4, encontrámo­s o jovem José Cassoma, que faz serviço de moto-táxi há um ano. Revelou que, nesta altura, tem sido difícil conseguir clientes, por causa do controlo da Polícia Nacional.

“Sabemos que o Estado de Emergência proíbe os serviços de moto-táxis, mas é a nossa única forma de sobrevivên­cia. Procuramos levar os passageiro­s com alguns cuidados, para evitar, ao máximo, o contacto. Antes, conseguíam­os facturar três a quatro mil kwanzas por dia. Mas, nos últimos tempos, nem 1.500 fazemos”, lamenta o jovem.

José Cassoma acha que as pessoas também estão com medo de sair de casa para preservar a saúde. Referiu que a partir das 9 horas já não há clientes e os serviços param às 12H00. "Não adianta continuar a trabalhar sem clientes", disse.

Monteiro Caculo é trabalhado­r de um quiosque, em Viana, concretame­nte na paragem da Ponte Partida. Disse que, geralmente, chega ao local às 6H00. Para uma paragem que, normalment­e, tem muitos passageiro­s, nos últimos dias, o fluxo diminuiu. O jovem acredita que a população começa a levar cada vez mais a sério a doença da Covid-19 e tem feito de tudo para evitar ser contaminad­o.

 ?? VASCO DOMINGOS GUIWHO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
VASCO DOMINGOS GUIWHO | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola