Jornal de Angola

Festas de quintais compromete­m a luta contra a doença

- Adão Diogo | Saurimo

O aumento de festas de quintais, nos últimos dias, em Saurimo, província da Lunda-Sul, desafia as autoridade­s e compromete os esforços para a prevenção e combate da pandemia da Covid-19, disse, quarta-feira, o administra­dor municipal.

Filipe Romão, que reagia à atitude irresponsá­vel de alguns moradores da cidade de Saurimo, referiu que essas festas acentuam risco de contaminaç­ão comunitári­a da doença, numa altura em que o confinamen­to social é uma das principais medidas para evitar a propagação da pandemia.

Reconheceu que o Estado de Emergência é uma “situação atípica”, mas que pode ser ultrapassa­da se todos cumprirem com as medidas de prevenção contra à pandemia. “A prevenção é uma arma poderosa ao dispor de cada cidadão até que tudo volte à normalidad­e”, referiu.

Indaizo Forte, morador de Saurimo, denuncia que, todos os dias, dois vizinhos realizam festas de quintais sem respeitar as medidas impostas pelo Estado de Emergência. “Aquilo são gritos e gargalhada­s sob efeito de bebidas alcoólicas, acompanhad­o de música alta. Nem parece que estamos num Estado de Emergência. A histeria é tal, que traz à memória os velhos tempos de exibição de poder e riqueza”, lamentou.

Já Venâncio Pinto Saiote, também morador em Saurimo, disse que o momento exige responsabi­lidade de todos os angolanos. “Hoje, por causa da libertinag­em, o cidadão desafia as autoridade­s, que por sinal ajudam a manter a ordem”, disse, acrescenta­ndo que seria um desastre para o país se a pandemia tivesse o mesmo impacto que teve na Europa e nos Estados Unidos da América. Por isso, enalteceu as medidas decretadas pelo Executivo angolano e lembrou que o uso da máscara é um procedimen­to simples e sem dor.

“O Estado de Emergência visa proteger a vida, por isso, não devia ser interpreta­do como opressão. Realizam festas e outros convívios, mas se algo correr mal, esquecem tudo culpam ou pedem ajuda às autoridade­s”, concluiu.

 ?? KAMUANGA JULIA | EIÇÕES NOVEMBRO ??
KAMUANGA JULIA | EIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola