Jornal de Angola

Ex-ministra da Saúde assume cargo na ONU

Magda Nely Robalo, antiga ministra da Saúde da GuinéBissa­u, foi escolhida para presidir a um importante comité das Nações Unidas

-

A antiga ministra da Saúde da Guiné-Bissau Magda Nely Robalo vai presidir ao Comité de Ética e Governação do Fundo Global de Luta contra a Sida, Tuberculos­e e Malária, anunciou, quarta-feira, a própria nas redes sociais, segundo a Lusa.

“Foi com muita honra que assumi, há uma semana, as funções de presidente do Comité de Ética e Governação do Fundo Global de Luta contra o VIH/Sida, a Tuberculos­e e o Paludismo”, escreveu Magda Nely Robalo, na sua página na rede social Facebook.

Na mensagem, a antiga representa­nte da Organizaçã­o Mundial da Saúde na Namíbia e no Ghana agradeceu, também, aos membros da administra­ção do Fundo Global pela “eleição, que foi precedida de um processo criterioso de selecção”.

Sediado na Suíça, o Fundo Global de Luta contra a Sida, Tuberculos­e e Malária é uma instituiçã­o financeira internacio­nal, que tem como principal objectivo o financiame­nto de programas para combater epidemias, como o HIV/Sida, tuberculos­e e malária, no âmbito dos Objectivos de Desenvolvi­mento Sustentáve­l das Nações Unidas.

O Fundo Global apoia, também, o desenvolvi­mento de sistemas de saúde, principalm­ente nos países em desenvolvi­mento.

Magda Robalo integrava o Governo guineense liderado por Aristides Gomes, saído das legislativ­as de Março de 2019, e que foi demitido no final de Fevereiro, na sequência da tomada de posse de Umaro Sissoco Embaló.

 ?? DR ?? Magda Robalo escolhida para presidir ao Comité de Ética do Fundo Global contra epidemias
DR Magda Robalo escolhida para presidir ao Comité de Ética do Fundo Global contra epidemias

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola