Jornal de Angola

Biblioteca­s dos museus angolanos geridas online

- Matadi Makola

As biblioteca­s dos museus angolanos vão passar, em breve, a serem geridas, num sistema online, graças à instalação de um software de gestão, criado pela empresa Logicpulse, informou, ontem, a museóloga Soraia Ferreira.

A especialis­ta disse que o programa da empresa angolana de tecnologia vai ser instalado no âmbito da modernizaç­ão dos museus. O Museu Regional da Huíla foi um dos primeiros a ter o software. Nesta semana, que se comemora, em todo o mundo, o Dia dos Museus, assinalado na segundafei­ra, a museóloga disse que a empresa está disposta a implementa­r o programa em todos os museus do país.

“Iniciativa­s do género podem ajudar o empresaria­do local a ver a cultura, em especial os museus, de uma maneira diferente e incentivá-lo a criar programas capazes de ajudar a atrair mais público a estas instituiçõ­es”, perspectiv­ou.

O Dia Internacio­nal dos Museus é celebrado todos os anos, desde 1977, devido a uma proposta do Conselho Internacio­nal dos Museus (ICOM). Todos os anos é escolhido um tema para as comemoraçõ­es.

Este ano, o tema é “Museus para a igualdade: diversidad­e e inclusão” e surge como um desafio e incentivo aos profission­ais do sector, de forma a programare­m todas as actividade­s em torno do seu objecto social.

Devido a pandemia da Covid-19, os museus em Angola, mantêm as portas encerradas ao público e, por isso, a data serviu para os profission­ais reflectire­m sobre o papel do museu na sociedade actual.

 ?? DR ?? Museóloga Soraia Ferreira é a favor do software
DR Museóloga Soraia Ferreira é a favor do software

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola