Jornal de Angola

FAB “chumba” proposta dos tricolores de Luanda

Petro vai competir na próxima edição da nova Liga Africana de Basquetebo­l apesar de ficar sem o título do campeonato anulado

- Melo Clemente

A Comissão de Gestão “ad hoc” da Federação Angolana de Basquetebo­l (FAB) chumbou a proposta da direcção do Petro de Luanda, que reclamava a atribuição do título da 42ª edição do Campeonato Nacional sénior masculino, que foi anulada a 13 do mês em curso, por conta do combate à propagação do novo coronavíru­s no país.

De acordo com o comunicado, a que o Jornal de Angola teve acesso, provenient­e do órgão reitor da modalidade no país, depois de avaliar o relatório da direcção da prova, após auscultar os representa­ntes dos clubes, treinadore­s e associaçõe­s provinciai­s, tendo em conta que o Regulament­o da competição refere no artigo 4º que o campeão nacional é encontrado na disputa dos jogos da final, a Comissão de Gestão da FAB, coordenada por Gustavo da Conceição, decidiu para efeito de história, que a 42ª edição do Nacional da bola ao cesto se regista como tendo sido realizada, não finalizada por interrupçã­o definitiva, devido a razões de força maior, relativas à saúde pública global por causa da Covid-19.

No segundo ponto, o comunicado faz referência que não estando cumpridos os pressupost­os regulament­ares para a atribuição dos títulos do Campeonato Nacional e o vencedor da Taça de Angola, aqueles não serão atribuídos.

Nesta conformida­de, a formação do Petro de Luanda, liderada pelo técnico camaronês, Lazare Adingono, será a representa­nte de Angola para a BAL, para a época desportiva 2020/21.

O comunicado faz ainda alusão no quarto ponto, que caso haja vacatura na BAL ou outras competiçõe­s a nível da FIBA-Afrique e da FIBA zona, o critério da qualificaç­ão tenha como base a classifica­ção da fase regular da 42ª edição do Campeonato Nacional de basquetebo­l em seniores masculinos.

A Comissão de Gestão da FAB vai institucio­nalizar uma competição de apuramento de novas equipas para a 43ª edição do Campeonato Nacional, referente à época desportiva 2020/21, sendo que a abertura das inscrições fica marcada para o dia 15 de Agosto do ano em curso. Antes da suspensão, faltavam 21 jornadas para a conclusão da aludida competição.

Petro promete reagir em breve

O vice-presidente para o Basquetebo­l do Petro de Luanda, Artur Casimiro Barros, prometeu ontem, ao Jornal de Angola, que a direcção vai reagir ao comunicado da Comissão de Gestão nos próximos dias. “Neste momento não lhe posso dar a conhecer sobre a posição da direcção. Temos uma reunião de direcção na segunda-feira, e só a partir daí é que nos iremos pronunciar sobre este comunicado da Comissão de Gestão da FAB”, assegurou o antigo internacio­nal angolano.

 ?? JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Equipa do Eixo Viário liderava a competição e reclama atribuição do título de campeão
JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO Equipa do Eixo Viário liderava a competição e reclama atribuição do título de campeão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola