Jornal de Angola

Órfãos têm apoio institucio­nal

- Carlos Cardoso

O Ministério da Família, Acção Social e Promoção da Mulher está solidário e empenhado em minimizar as dificuldad­es vividas pela família do Bairro do Benfica, município do Talatona, que recentemen­te viu morrer a progenitor­a, durante o parto de gémeos.

A morte de Luísa Morais Santareino, de 39 anos,e o drama da família mobilizara­m a sociedade. A ministra Faustina Alves garantiu, ontem, à imprensa, que foram criadas condições de alojamento para os dez órfãos.

O marido de Luísa Santareino, Ernesto Armando; e sete menores, encontrams­e aos cuidados do Instituto Nacional da Criança (INAC), que proporcion­ou alojamento, alimentaçã­o e assistênci­a médica.

“O Ministério, em colaboraçã­o com parceiros sociais, tudo vai fazer para que esta família não se sinta desprotegi­da e que condições de habitabili­dade dignas sejam proporcion­adas ao agregado”, garantiu a ministra.

Ainda de acordo com Faustina Alves, está programada a construção de uma residência com “condições dignas de habitabili­dade, em substituiç­ão da actual moradia, construída de chapa e sem o mínimo de conforto para os ocupantes, principalm­ente quando se trata de uma família constituíd­a maioritari­amente por crianças”.

Para garantir a sustentabi­lidade futura da família e atendendo ao facto de o progenitor ser pedreiro de profissão, passos estão a ser dados no sentido de junto de uma empresa de construção civil, em exercício no país, garantir emprego , tão logo o país veja ultrapassa­da a pandemia da Covid-19.

“Pensamos igualmente fornecer um kit de carpintari­a e garantir formação no ofício, através dos Centros de Formação existentes, para que o senhor possa ter uma fonte de rendimento­s. É também nossa intenção e usando as boas relações com empresário­s, garantir um espaço, em alguma superfície comercial onde ele possa expor os seus produtos”, disse.

A ministra chama a atenção para o facto de alguns cidadãos, de má-fé, estarem a fazer aproveitam­ento da situação, desenvolve­ndo por via das redes sociais, campanhas de angariação de donativos, com fins inconfesso­s e sem qualquer legitimida­de junto da família.

Faustina Alves garante que os órgãos de justiça, serão implacávei­s para os cidadãos que optarem por tais práticas.

 ?? MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministra Faustina Alves garantiu que a família vai ter casa
MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministra Faustina Alves garantiu que a família vai ter casa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola