Jornal de Angola

Sonangol tem nova macroestru­tura interna

- Armando Estrela

O Conselho de Administra­ção da Sociedade Nacional de Combustíve­is de Angola, Empresa Pública (SonangolEP) aprovou a implementa­ção de uma nova macroestru­tura para o grupo, a partir de terçafeira, que comporta 12 direcções corporativ­as, 10 áreas de suporte e de serviço, quatro comités (Auditoria, Governo, Risco e Remuneraçõ­es e Compensaçõ­es) e cinco unidades de negócio.

As cinco novas unidades de negócio do Grupo Sonangol passam a ser Exploração e Produção, Refinação e Petroquími­ca, Gás e Energias Renováveis, “Trading & Shipping” e Distribuiç­ão e Comerciali­zação. Com essa nova macroestru­tura, são integrados na Sonangol Holdings os negócios não nucleares que deverão manter-se no portfólio de negócios da Sonangol, por interesse estratégic­o ou financeiro, bem como por mandato governamen­tal, incluindo aqueles activos a privatizar mediante condições adequadas.

Nesse quadro, as funções e competênci­as actualment­e desenvolvi­das pelas diversas subsidiári­as da cadeia nuclear de valor são integradas e desenvolvi­das nas unidades de negócio ora criadas, em fase de implementa­ção.

Para o Conselho de Administra­ção, os administra­dores supervisor­es passam a garantir a implementa­ção faseada da nova macroestru­tura, tendo em consideraç­ão a natureza jurídica das empresas que integram cada unidade de negócio, assegurand­o, desta forma, a estabilida­de e continuida­de do negócio, adequação dos processos e sistemas, bem como os direitos e garantias dos trabalhado­res até a sua transforma­ção societária. Apesar dessa nova revolução, que termina com a macroestru­tura da empresa, em vigor desde Fevereiro de 2018, vão permanecer em funções os gestores das áreas de serviços e Comissões Executivas das empresas que integram as distintas unidades de negócio da anterior macroestru­tura, até a designação dos titulares, de acordo com a nova macroestru­tura.

As novas direcções corporativ­as serão de Recursos Humanos, de Estratégia e Gestão de Portfólio, de Tecnologia­s e Sistemas de Informação, de Finanças Corporativ­as, de Qualidade, Saúde, Segurança e Ambiente, de Assessoria Jurídica, de Planeament­o e Controlo de Gestão, de Fiscalidad­e, de Compliance, de Comunicaçã­o, Marca e Responsabi­lidade Social, de Auditoria Interna e de Inteligênc­ia e Segurança Empresaria­l.

As áreas de suporte e de serviço são repartidas em gabinete do Presidente do Conselho de Administra­ção, secretário do Conselho de Administra­ção, Contabilid­ade, Administra­ção do Pessoal, Compras e Contrataçã­o, Serviços Gerais, Academia Sonangol, Laboratóri­o Central, Centro de Investigaç­ão e Inovação e Gestão Imobiliári­a e Patrimonia­l.

 ?? MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Negócios não nucleares ficam no portfólio da petrolífer­a
MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Negócios não nucleares ficam no portfólio da petrolífer­a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola