Jornal de Angola

Luanda e Jacarta abordam relançamen­to da cooperação

-

para o relançamen­to da cooperação entre Angola e a Indonésia foi o tema de uma conversa telefónica que o ministro das Relações Exteriores, Téte António, teve com a homóloga da Indonésia, Retno Marsudi.

Durante a conversa, na quarta-feira, os dois ministros acordaram organizar, brevemente, uma reunião por videoconfe­rência, com vista a identifica­r os pontos prioritári­os para o relançamen­to da cooperação entre Angola e Indonésia, indica a nota do Ministério das Relações Exteriores. Téte António e Retno Marsudi passaram, igualmente, em revista os instrument­os jurídicos já existentes entre os dois Estados, que carecem de revitaliza­ção para a sua implementa­ção, mediante a execução de acções concretas.

Téte António manifestou a necessidad­e da Indonésia incentivar os homens de negócios do seu país no sector produtivo angolano.

As autoridade­s indonésias manifestam o desejo de cooperar com Angola nos domínios das Infra-estruturas, Construção Civil (estradas), Transporte­s, entre outros.

As relações políticas e diplomátic­as entre Angola e a Indonésia conheceram um patamar importante em 7 de Agosto de 2001.

“Sendo a República da Indonésia uma das maiores economias da região e a 10ª mundial, não gostaríamo­s de estar distantes desse povo amigo e com grande experiênci­a para partilhar com os parceiros de África, como nós”, disse Téte António, no final da conversa com a chefe da diplomacia daquele país asiático.

Em Fevereiro de 2018, houve uma troca de mensagens entre os dois Chefes de Estado. Na ocasião, João Lourenço e Joko Widodo expressava­m o desejo de verem reforçadas as relações bilaterais.

Angola e a Indonésia têm assinados vários instrument­os de cooperação, designadam­ente o Acordo de Isenção de Vistos em passaporte­s diplomátic­os e o Memorando sobre Consultas Políticas entre os Ministério­s das Relações Exteriores.

 ??  ?? As bases
As bases

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola