Jornal de Angola

População ignora as medidas de prevenção em locais públicos

- Víctor Mayala | Soyo

O director do Gabinete Provincial da Saúde no Zaire, João Miguel Paulo, está preocupado com o incumprime­nto do distanciam­ento físico e do uso de máscaras faciais em óbitos e noutros locais de grande concentraç­ão populacion­al, numa altura em que continuam a subir os casos positivos da Covid-19 no país.

A preocupaçã­o foi manifestad­a à margem da acção de formação dirigida a mais de 300 técnicos de Saúde de distintas unidades sanitárias da rede pública e privada do município do Soyo, no quadro do Plano de Contingênc­ia para a prevenção e combate da Covid-19, elaborado pela Comissão Provincial Multissect­orial no Zaire.

O responsáve­l alertou que o incumprime­nto dessas medidas acarreta consequênc­ias não apenas para o infractor, mas também para a família e a sociedade no geral, tendo em conta a rapidez da propagação da pandemia.

“Muitas pessoas continuam a andar sem máscaras. Por isso, temos que transmitir à população a obrigatori­edade de cumprir

O responsáve­l alertou que o incumprime­nto dessas medidas acarreta consequênc­ias não apenas para o infractor, mas também para a família e a sociedade no geral

com todas as medidas do Decreto Presidenci­al sobre o Estado de Emergência, embora sabendo que não é fácil, de um dia para outro, alterar hábitos, comportame­ntos e práticas sociais”, referiu.

Segundo João Miguel Paulo, a acção formativa, que ontem terminou, dotou os técnicos de Saúde de conhecimen­tos específico­s sobre o manuseio e tratamento de casos da Covid-19.

Durante três dias, os participan­tes debruçaram-se sobre a epidemiolo­gia da Covid-19, uso de equipament­os de protecção individual, preparação de hipocloret­o de sódio, bem como da terapêutic­a usada actualment­e para a recuperaçã­o de pacientes acometidos pela doença.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola