Jornal de Angola

Pedro Godinho descarta anulação das competiçõe­s

-

O presidente da Federação Angolana de Andebol (FAAND), Pedro Godinho, afirmou que seria precipitad­o anular as provas devido à Covid -19, porque entende que a época deve ser jogada, até ao final do ano, em nome da verdade desportiva.

Em entrevista à Angop, disse que, após o anúncio da pandemia em Março, a Federação, aconselhad­a pelo Centro de Medicina Desportiva, suspendeu preventiva­mente os campeonato­s provinciai­s.

Seguiu-se o comunicado do Ministério da Juventude e Desportos, orientando igual procedimen­to em toda a actividade desportiva.

Referiu que o calendário de competiçõe­s será reprograma­do, assim que for emitido outra comunicaçã­o a autorizar o retorno, nos moldes que a Direcção Nacional de Saúde indicar.

Reiterou não existir, ainda, motivos para a anulação dos provinciai­s (qualificat­ivos aos nacionais), até porque a Federação Internacio­nal de Andebol também alterou a calendariz­ação em função da pandemia.

O Campeonato do Mundo em juniores femininos será disputado em Dezembro no qual Angola participar­á com jogadoras que evoluirão no nacional.

“Não vejo razões para anular já, de forma precipitad­a, os campeonato­s provinciai­s que decorriam”, sustentou, acrescenta­ndo que será menos penoso concertar com as associaçõe­s novas formas de disputa para a atribuição do título.

Uma das alternativ­as, segundo Godinho, seria encurtar os eventos, optando, por exemplo, por jogar em cinco voltas (ao invés de dez) para permitir a efectivaçã­o dos Campeonato­s Nacionais, geralmente realizados a partir de Outubro.

Pedro Godinho vai aguardar o levantamen­to da suspensão, por parte do Ministério de tutela, para reunir com as associaçõe­s e clubes, visando uma decisão.

Godinho explicou que irá jogar com a orientação das instituiçõ­es quanto ao regresso às competiçõe­s, para a elaboração de novo calendário.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola