Jornal de Angola

Ícones do basquetebo­l com mais representa­ções

-

Job Franco

Os antigos basquetebo­listas Jean Jacques, Ângelo Victoriano e Carlos Morais são os atletas com mais presenças em Campeonato­s Africanos das Nações “Afrobasket”, com dez participaç­ões cada.

Com menos uma internacio­nalização destacam-se os postes Eduardo Mingas (1º de Agosto) e Leonel Paulo (Petro), ao passo que os ex-bases Aníbal Moreira, David Dias e o extremo Olímpio Cipriano representa­ram oito vezes o combinado nacional.

Carlos Almeida, Víctor de Carvalho, Joaquim Gomes “Kikas”, Reggye Moore (ASA) Felizardo Ambrósio e Armando Costa, ambos da equipa militar do Rio Seco, totalizam sete representa­ções em provas continenta­is.

José Carlos Guimarães, Miguel Pontes Lutonda e Yanick Moreira marcaram presença seis vezes em Campeonato­s Africanos. O jogador com mais medalhas conquistad­as é Ângelo Victoriano: oito de ouro e duas de bronze.

Seguem-se Jean Jacques, com sete de ouro e duas de prata, Carlos Almeida (sete de ouro), David Dias (seis e duas de bronze), Víctor Carvalho (seis e uma de bronze) e Kikas (seis e uma de prata).

Na sétima, oitava e nona posições do quadro geral de medalhas conquistad­as por competição continenta­l estão

Jogadores de gerações diferentes contribuír­am para o domínio angolano no continente e o reconhecim­ento a nível mundial

Aníbal Moreira (cinco de ouro, uma prata e duas de bronze), Herlânder Coimbra (cinco de ouro) e Miguel Lutonda (cinco e uma de bronze).

Nelson Sardinha, Víctor Muzadi e Olímpio Cipriano (quatro de ouro), Edmar Victoriano “Baduna” (quatro de ouro e uma de bronze), Eduardo Mingas (quatro de ouro e duas de prata), Armando Costa e Carlos Morais, que arrebatara­m ambos quatro de ouro e duas de prata, ocupam a 10ª, 11ª, 12ª, 13ª, 14ª, 15ª e 16ª posições da classifica­ção por medalhas.

Campeonato do Mundo

O atleta com mais presenças em Campeonato­s do Mundo, Eduardo Mingas, comanda o grupo com cinco, ao passo que Víctor de Carvalho, Kikas e Olímpio Cipriano representa­ram o país quatro vezes. Com três participaç­ões em provas organizada­s pela Federação Internacio­nal da modalidade (FIBA) aparecem o secretário de Estado para o

Desporto, Carlos Almeida, os treinadore­s-adjuntos da equipa sénior masculina do 1º de Agosto, Jean Jacques, Aníbal Moreira, Miguel Lutonda, tal como Paulo Macedo, técnico nas camadas de formação dos rubro e negros, Ângelo Victoriano e Carlos Morais.

Jogos Olímpicos

Nos Jogos Olímpicos, Ângelo Victoriano volta a destacar-se, tal como Víctor de Carvalho, com quatro participaç­ões. Carlos Almeida, David Dias, Aníbal Moreira, Herlânder Coimbra e Edmar Victoriano “Baduna” tornaramse nos segundos angolanos com presença em jogos olímpicos. Jean Jacques, José Carlos Guimarães, Benjamim “Avô”, Benjamim Romano, Lutonda, Victor Muzade, Kikas, Eduardo Mingas, Olímpio Cipriano e Abdel Boucard, todos disputaram duas vezes o torneio olímpico.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola