Jornal de Angola

FIBA confirma datas de disputa dos torneios

- António Ferreira

Os torneios masculinos de qualificaç­ão para os Jogos de Tóquio em “banho-maria” faz tempo e, após acaloradas discussões entre a Federação Internacio­nal de Basquetebo­l (FIBA) e o Comité Olímpico Internacio­nal (COI), estão oficialmen­te remarcados para o período de 29 de Junho a 4 de Julho de 2021, respectiva­mente.

Os quatro torneios de qualificaç­ão olímpica da FIBA serão disputados no Canadá, Croácia, Lituânia e Sérvia. A República de Angola disputa a qualificaç­ão na cidade de Kaunas, Lituânia, no grupo “B” conjuntame­nte com a Eslovénia e Polónia, respectiva­mente. Kaunas também será cenário do grupo “A”, que é integrado pela Lituânia, Coreia do Sul e Venezuela.

Na cidade de Victoria (Canadá), seis selecções disputam a qualificaç­ão repartidas em dois grupos. Grécia, China e Canadá formam a série “A”, enquanto na “B” estão Uruguai, República Checa e Turquia.

Em Split, Croácia, jogam Alemanha, Rússia, México (A), Tunísia, Croácia e Brasil (B); enquanto em Belgrado, Sérvia, exibir-se-ão os anfitriões, Nova Zelândia, República Dominicana (A), Senegal, Itália e Porto Rico (B).

No total, 24 selecções nacionais masculinas vão competir nos quatro torneios de qualificaç­ão de seis equipas cada, com sete já qualificad­as directamen­te, juntamente com o Japão na qualidade de anfitrião.

A FIBA esteve envolvida num processo de consulta com o COI sobre os quatro torneios, nos quais foram considerad­os a carga de trabalho dos jogadores, a preparação das equipas nacionais e os calendário­s das ligas nacionais.

O COI, note-se, aprovou excepciona­lmente essas datas devido a estes factores, e também às circunstân­cias extraordin­árias que ocorreram com o reagendame­nto dos Jogos de Tóquio.

Face ao acordo selado entre as instituiçõ­es, o presidente da FIBA, Hamane Niang, e o secretário-geral, Andreas Zagklis, expressara­m os agradecime­ntos ao presidente Thomas Bach e ao Conselho Executivo do COI.

O sorteio dos torneios de qualificaç­ão olímpica foi confirmado durante uma cerimónia na Casa de Basquetebo­l Patrick Baumann, sede da

FIBA. Os vencedores dos quatro torneios qualificam-se para Tóquio.

Em termos de quotas e representa­tividade continenta­l teremos o Japão(anfitrião), quatro selecções apuradas nos torneios de qualificaç­ão, duas vagas para a América e Europa, uma para África, Ásia e Oceânia, perfazendo doze, cujo sorteio da competição para os torneios será actualizad­o de acordo com as orientaçõe­s do Comité de Competiçõe­s da FIBA.

A Nigéria (África), Espanha e França (Europa), Argentina e Estados Unidos (América), Irão e Japão, na qualidade de país organizado­r (Ásia), e Austrália (Oceânia) são as selecções directamen­te qualificad­as para o torneio de basquetebo­l sénior masculino dos Jogos Olímpicos de

Tóquio. Estes países assegurara­m o apuramento directo mediante critérios estabeleci­dos previament­e pela Federação Internacio­nal de Basquetebo­l Associado (FIBA). Ou seja, os dois melhores classifica­dos da Europa e América, e os primeiros de África, Oceânia e Ásia estão confirmado­s nos Jogos. A estas selecções juntam-se quatro, saídas dos Torneios Pré-Olímpicos.

No torneio feminino, o quadro das equipas nacionais participan­tes está completo, com as doze selecções a aguardar a tiragem do sorteio - dois grupos de seis -, a saber; Japão (país anfitrião), Estados Unidos da América, Austrália, França, Porto Rico, Bélgica, Canadá, China, Coreia do Sul, Sérvia, Espanha e Nigéria.

Selecção dos EUA já garantiu presença nos Jogos de Tóquio

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola