Jornal de Angola

Aumenta a prática de exercícios físicos

- Manuela Gomes

Os longos dias de confinamen­to social têm sido, para alguns, momentos de angústia, mas para outros de diversão. Há quem aproveita para passar mais tempo com a família, descobrir e aprender coisas novas e até mesmo dedicar-se às actividade­s que estimulam a mente e o corpo.

Na centralida­de do Kilamba, muitos moradores aproveitam o dia com a prática de exercícios físicos, com maior frequência em quase todas as ruas, pátios e campos desportivo­s.

No período das 6 às 8h00, assiste-se a um movimento sem igual de pessoas, entre adolescent­es, jovens, adultos e até mesmo idosos, a realizarem exercícios físicos para manterem a boa forma. Muitos também o fazem por recomendaç­ão médica. O cenário repete-se das 16 às 19h00.

Eric Semedo vive no Kilamba há cinco anos. À reportagem do Jornal de Angola conta que, mesmo antes de viver naquela centralida­de, sempre fez exercícios físicos.

“No bairro onde vivi já frequentav­a um ginásio para manter a forma física e, acima de tudo, a preservar a saúde”, disse.

A exemplo de Eric, Ernesto Simbovale, desde as primeiras horas da manhã, percorre cerca de três quilómetro­s. “Todos os dias, saio de casa às 6 horas para caminhar e regresso às 7h30 para fazer os exercícios físicos, antes de ir trabalhar. Confesso que, durante o dia, me sinto muito bem por conta disso”, reconheceu.

Um facto curioso e não muito comum no Kilamba é a prática de exercícios em grupos. Muitas famílias, entre adultos e crianças, preenchem os passeios, a beira das estradas, fazendo longos percursos a pé.

Eufrásio Delgado conta que a ideia surgiu desde os primeiros dias em que foi decretado o Estado de Emergência. “Inicialmen­te, eu e minha esposa fazíamos caminhadas, mas depois decidimos incluir, também, as crianças que, devido a pandemia da Covid-19, estão mais tempo em casa”, explicou.

A família Timóteo também é um exemplo. Todos os dias saem, em companhia de mais pessoas, para percorrere­m dois quilómetro­s. Fazem da prática de exercícios físicos um hábito que tem ajudado na união da família.

Inácio José tem 58 anos e, desde ano passado, descobriu que é hipertenso. Explica que não tinha o hábito de praticar exercícios físicos, mas, por recomendaç­ão médica, passou a dedicar-se a essa rotina.

Tal como Inácio José, Hélder Bernardo também padece de hipotensão. “Vivo há dois anos com problema de pressão arterial acima do normal e, em determinad­os momentos, sinto fortes tonturas. Após alguns exames médicos, aconselhar­am-me, além da medicação, a caminhar bastante”.

Muitos temem andar até tarde, pois algumas avenidas ainda continuam sem iluminação pública.

No período das 6 às 8h00, assiste-se a um movimento sem igual de pessoas, entre adolescent­es, jovens, adultos e até mesmo idosos, a realizarem exercícios físicos para manterem a boa forma

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola