Jornal de Angola

Moxico reforçado com meios de biossegura­nça

- José Rufino | Luena

A província do Moxico recebeu, ontem, 21 toneladas de materiais de bios-segurança e medicament­os para a prevenção e combate do novo coronavíru­s. Do lote de material, entregue pelo secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, consta fatos de nível três, máscaras, botas, óculos, aventais, termómetro­s, soros, antibiótic­os, entre outros fármacos.

Franco Mufinda afirmou que os meios, orçados em 150 milhões de kwanzas, vão facilitar o alargament­o do rastreio térmico em locais públicos, tendo em conta o novo paradigma do Estado de Calamidade.

Durante o encontro com o vice- governador para o sector Político e Social, Victor Silva foram apresentad­as várias preocupaçõ­es, desde a falta de ambulância­s de risco biológico, insuficiên­cia de médicos e enfermeiro­s e escassez de medicament­os.

O secretário de Estado para a Saúde Pública reconheceu que a província do Moxico possui boas infraestru­turas hospitalar­es, faltando apenas pessoal qualificad­o para manusear o equipament­o existente e defendeu o redimensio­namento dos meios para a resolução dos problemas apresentad­os.

Franco Mufinda apelou à necessidad­e da manutenção da fábrica de oxigénio do Hospital Geral do Moxico e garantiu a disponibil­idade de oxigénio, num momento em que as províncias se preparam para o surgimento de possíveis casos da Covid-19.

Por seu turno, o vice-governador do Moxico, Victor Silva, disse que o Executivo angolano está atento às necessidad­es de cada província, para dar resposta à pandemia da Covid-19.

 ?? BENJAMIM CÂNDIDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
BENJAMIM CÂNDIDO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola