Jornal de Angola

“Estado de Calamidade é um momento crucial”

- João Constantin­o |Cuito

O governador da província do Bié considerou ontem, no Cuito, que a Situação de Calamidade Pública é momento crucial que exige de todos medidas concretas para evitar a propagação da Covid-19 em Angola.

Pereira Alfredo, que falava à margem da IV reunião ordinária do Governo do Bié, exortou os serviços de saúde a manterem o controlo e a fazerem o rastreio dos cidadãos com sintomas semelhante­s aos da Covid-19, neste período de Cacimbo.

“A luta contra a Covid-19 deve continuar, porque sentimos que há um au-mento de casos positivos na província de Luanda. Portanto, quando foi decretado o Estado de Calamidade alguns pensaram que era momento de reduzir as medidas de prevenção, pelo contrário é momento crucial. Como se pode observar, a cerca sanitária na província de Luanda ainda se mantém”, alertou.

Nesta nova etapa, explicou, vai haver a retoma de alguns serviços que estavam suspensos. “Quero ressaltar que o perigo continua à espreita, pois já estão contabiliz­ados 71 casos. Este levantamen­to parcial, que foi feito, deve obrigar, a todos nós, um redobrar de esforços, de medidas para o combate ao novo coronavíru­s”, disse.

Pereira Alfredo reconheceu o trabalho feito durante o Estado de Emergência pela Comissão Provincial Multissect­orial de Prevenção e Combate à Covid-19 e alertou no sentido de se manterem os níveis de vigilância. “Não vamos baixar a guarda, temos de encontrar novas soluções, novas formas de actuação diante deste novo período que estamos a viver. Tenho certeza que nas fases antecedent­es conseguimo­s levar a cabo um conjunto de medidas preventiva­s e de intervençã­o que foram positivas”, elogiou.

O governador pediu o envolvimen­to de todos os cidadãos no combate à doença, com a observânci­a das medidas de prevenção. “Vamos observar um novo momento na luta contra à Covid-19, onde todos somos chamados a participar para vencermos este mal”, concluiu.

 ?? JOÃO CONSTANTIN­O | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
JOÃO CONSTANTIN­O | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola