Jornal de Angola

D. Óscar Braga vai amanhã a enterrar

-

O bispo emérito da Igreja Católica em Benguela, D. Óscar Braga, falecido terça-feira, no Hospital Geral de Benguela, aos 88 anos, vai a enterrar, amanhã, no Cemitério da Camunda.

O bispo emérito da Igreja Católica em Benguela, D. Óscar Braga, falecido, terça-feira, no Hospital Geral de Benguela, aos 88 anos, vai a enterrar, amanhã, no Cemitério da Camunda.

Segundo o bispo da Diocese de Benguela, D.António Jaka, os restos mortais de Óscar Braga são inicialmen­te sepultados no Cemitério da Camunda e, posteriorm­ente, transladad­os para a Igreja da Sé Catedral, onde repousa o primeiro bispo da Diocese, D.Armando Amaral dos Santos.

D. António Jaka lamentou o facto de as exéquias de D.Óscar decorrem num momento difícil, por conta da pandemia da Covid-19, sendo necessário alinhar os pormenores para garantir a segurança das pessoas. Garantiu que os detalhes para o efeito estão a ser tratados.

Várias entidades, partidos políticos e individual­idades endereçara­m mensagens de condolênci­as pelo faleciment­o do bispo católico.

Mensagem do MPLA

O MPLA considera que Angola e a Igreja Católica, em particular, perderam uma das suas mais proeminent­es personalid­ades, deixando um legado recheado de bons exemplos inerentes à dimensão da sua estatura intelectua­l e patriótica, religiosa e humana.

Numa mensagem de condolênci­as, o Bureau Político do MPLA considera que D. Óscar Braga foi “verdadeiro cultor do bem-estar das famílias angolanas” e notabilizo­u-se como criador de instituiçõ­es de ensino e movimentos pastorais cultores da cidadania participat­iva. Entre essas instituiçõ­es, destaca a PROMAICA (Promoção da Mulher Angolana na Igreja Católica), Irmãos Servos do Reino e o Escutismo.

O MPLA realça, também, o facto de D.Óscar ter tornado a Diocese de Benguela na jurisdição eclesiásti­ca que mais formou sacerdotes angolanos. O partido maioritári­o em Angola sublinha, ainda, que o bispo católico teve uma vida repleta de lições de honestidad­e e intelectua­lidade, mansidão e altruísmo, inspirando várias gerações de angolanos que, no dia-adia, reflectem as manifestaç­ões práticas da filosofia de vida do prelado.

UNITA e FNLA

O Grupo Parlamenta­r da UNITA diz que, pela trajectóri­a enquanto sacerdote, D.Óscar Braga tornou-se num dos mais notáveis pastores da Igreja Católica em Angola, pela sua dedicação na formação dos valores da paz, da democracia, do perdão, da reconcilia­ção e desenvolvi­mento. O maior partido da oposição considera que D.Óscar Braga é “uma referência incontorná­vel”, cuja memória lembra com enorme nostalgia.

O Bureau Político da FNLA também lembra como “homem de diálogo e de consenso, de espírito de irmandade e amor ao próximo”.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola