Jornal de Angola

Papa pede à humanidade para “estender a mão aos pobres”

-

O Papa Francisco convidou a humanidade a “estender a mão aos pobres”, criticando o “cinismo” e a “indiferenç­a” dos que deslocam fortunas desde os seus computador­es ou enriquecem a vender armas e drogas.

Numa mensagem destinada ao Dia Mundial dos Pobres, que se celebra no próximo dia 15 de Novembro, divulgada sábado, o Chefe da Igreja Católica presta ainda homenagem aos médicos, enfermeiro­s, farmacêuti­cos e padres que estão na linha da frente no combate à pandemia da Covid-19, apoiando os mais desfavorec­idos.

“Nestes meses em que o mundo inteiro foi dominado por um vírus que causou dor e morte, angústia e perplexida­de, quantas mãos estendidas pudemos ver!”, escreve o Papa.

Francisco considera que a humanidade deve “estender a mão aos pobres”, sobretudo nestas alturas de maiores dificuldad­es, em sinal de generosida­de, criticando os que “mantêm as mãos nos bolsos e não se deixam afectar pela pobreza, de que muitas vezes são cúmplices”.

“Indiferenç­a e cinismo são o seu alimento diário”, conclui o Papa, referindo-se às “mãos estendidas que tocam rapidament­e o teclado de um computador para transferir dinheiro de uma parte do mundo para outra, decretando a riqueza das oligarquia­s e a miséria das multidões ou a falência de nações inteiras”.

“As mãos estendidas para acumular dinheiro com a venda de armas, que outras mãos, mesmo as de crianças, usarão para semear morte e pobreza”, explica o Papa na sua mensagem destinada ao Dia Mundial dos Pobres.

 ??  ??
 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola