Jornal de Angola

Projecto de electrific­ação termina no próximo mês

- Carlos Bastos | Sumbe

O projecto de electrific­ação do município de Quibala, província do Cuanza-Sul, estará concluído no próximo mês, quando terminarem as obras de construção da subestação eléctrica da região de 10 megawatts, revelou ao Jornal de Angola o director provincial da Empresa Nacional de Distribuiç­ão de Electricid­ade (Ende), Rosário de Almeida. Segundo o responsáve­l , o projecto prevê a construção da rede de distribuiç­ão de energia, linha de média tensão com nove quilómetro­s, com uma capacidade de 630 kva e três postos de 250 kva na zona rural.

Rosário de Almeida, que não revelou o orçamento do projecto, disse que os dinheiros que estão a ser aplicados nos trabalhos são remanescen­tes de uma obra de electrific­ação na província do Zaire. “A finalidade é electrific­ar o município que constitui o celeiro da agricultur­a na província, e tem potenciali­dades agro-pecuárias. Depois destes trabalhos, prevemos estender a rede eléctrica à região do Ébo. Portanto, a energia na Quibala vai beneficiar mais de três mil habitantes e várias fazendas”, garantiu, informando que actualment­e a região é abastecida por dois grupos geradores de 1000 e 1200 kva.

Rosário de Almeida fez saber, por outro lado, que o fornecimen­to de energia às cidades do Sumbe, PortoAmboi­m, Gabela, WacoKungo e Libolo é feito sem restrições , através de um sistema ligado ao Norte do país desde Abril. O responsáve­l revelou que mais de quatro mil contadores pré-pagos foram instalados no ano transacto na província, que tem uma potência instalada de138,08 megawatts.

 ?? DR ?? Quibala vai ser alimentada por uma subestação eléctrica
DR Quibala vai ser alimentada por uma subestação eléctrica

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola