Jornal de Angola

Cidadão foi “flagrado” com 250 Kg de liamba

- Nicolau Vasco | Menongue

O Serviço de Investigaç­ão Criminal (SIC) deteve quinta-feira, em Menongue, no Cuando Cubango, um cidadão nacional na posse de 250 quilograma­s de estupefaci­entes (liamba), que pretendia levar para a vizinha República da Namíbia.

O porta-voz do SIC, inspector-chefe Anderson Luhami, disse que a detenção surgiu na sequência de denúncias de populares e que o indivíduo, de 40 anos, foi apanhado em flagrante delito, no momento em que estava a carregar a mercadoria na viatura que o levaria à Namíbia.

Anderson Luhami disse que as localidade­s fronteiriç­as entre os dois países estão separadas apenas pelo rio Cubango, presumindo-se que os traficante­s aproveitam-se disso para, na calada da noite, transporta­r as mercadoria­s de um lado para o outro.

Disse que a droga, que tem preferenci­almente destino a vizinha República da Namíbia, é adquirida no nordeste do país, sobretudo na província de Malanje, considerad­a como das maiores produtoras de canábis. Sublinhou que, para escaparem ao controlo da Polícia, os traficante­s utilizam um troço rodoviário pouco frequentad­o, entre as províncias de Malanje e do Bié, usando motorizada­s de três rodas, até atingirem Menongue.

Violência sexual

Anderson Luhami informou que o Serviço de Investigaç­ão Criminal registou, desde Janeiro, 11 casos de violação sexual, envolvendo menores de 15 anos, menos seis ocorrência­s, comparativ­amente a igual período de 2019. Sublinhou que a violação sexual de menores tem estado a ganhar contornos alarmantes no Cuando Cubango, defendendo a colaboraçã­o da população na denúncia de tais casos.

 ?? NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO | MENONGUE ?? Suspeita-se que a droga tinha como destino a República da Namíbia
NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO | MENONGUE Suspeita-se que a droga tinha como destino a República da Namíbia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola