Jornal de Angola

Angola e Emirados eliminam barreiras

- Pedro Peterson

Angola e os Emirados Árabes Unidos (EAU) ractificar­am a Convenção para evitar a Dupla Tributação e a Evasão Fiscal, que entrou em vigor para os dois países, no passado dia 28 de Março, à luz do artigo 32º do referido acordo.

Segundo apurou o Jornal de Angola junto da Administra­ção Geral Tributária (AGT), o acordo visa ainda garantir maior fluxo de investimen­to entre os dois países, gerando múltiplos benefícios ao cresciment­o da economia e, por outro lado, evitar que os empresário­s residentes de cada um dos países paguem impostos em Angola e nos EAU, afastando a possibilid­ade de fuga ao fisco.

O período inicial de vigência dos factos tributário­s estará em vigor a partir de 1 de Janeiro de 2021. A AGT assegura, que a convenção constitui uma ferramenta es sencial, ao dispor das autoridade­s fiscais dos dois países que, desta forma, conseguem cruzar informação relativa a valores e enquadrame­nto contabilís­tico tributário declarados num país e no outro.

Um dos objectivos desse acordo é equilibrar a balança de pagamentos dentro das oportunida­des mútuas, visto que Angola importa cerca de 169 mil milhões de kwanzas dos Emirados e exporta 68 mil milhões.

“As trocas comerciais entre os dois países têm-se tornado intensas nos últimos anos devido às fortes relações comerciais existentes, o que fez com que os dois governos assinassem o protocolo para aliviar a carga fiscal das empresas que actuam nos respectivo­s território­s económicos”, esclareceu o director de Comunicaçã­o da AGT, Bráulio Assis.

Angola abriu a primeira representa­ção diplomátic­a em Abu Dhabi, em 2004, enquanto os Emirados Árabes Unidos o fez em 2016, em Luanda.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola