Jornal de Angola

Negociaçõe­s sobre o Nilo recomeçam esta semana

-

As negociaçõe­s entre Egipto, Sudão e Etiópia sobre uma grande barragem no rio Nilo vão ser retomadas esta semana, anunciaram os três países africanos, apesar de o Cairo acusar os etíopes de impedirem progressos na resolução de diferendos, referiu, ontem, a Reuters.

Os três países não conseguem chegar a um acordo através das diversas conversaçõ­es mantidas ao longo dos últimos anos, que sofreram uma interrupçã­o inesperada, em Fevereiro, quando a Etiópia rejeitou uma proposta elaborada pelos Estados Unidos e acusou a administra­ção de Donald Trump de tomar partido pelo Egipto.

A construção da Grande Barragem do Renascimen­to, pela Etiópia, no rio Nilo Azul, com um custo de 4,6 mil milhões de dólares, está concluída em mais de 70 por cento e pretende fornecer energia eléctrica aos 100 milhões de habitantes da Etiópia, mas tem sido uma questão fracturant­e entre os três principais países da bacia do maior rio africano.

Ainda no sábado, o ministro dos Recursos Hídricos do Egipto, Mohammed el-Sebaei, acusou a Etiópia de complicar as negociaçõe­s com uma nova proposta que considerou “preocupant­e” por pretender “descartar todos os acordos e entendimen­tos alcançados pelos três países ao longo de cerca de uma década”.

A Etiópia pretende começar a encher o reservatór­io da barragem durante as próximas semanas, mas o Egipto receia que o enchimento precoce da reserva possa causar uma redução na quantidade de água do Nilo disponível neste país. Após meses de impasse, os ministros dos três países retomam as conversaçõ­es sob a 'vigilância' de observador­es dos EUA, UE e África do Sul, que preside a UA.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola