Jornal de Angola

Seul pede o regresso ao diálogo com o Norte

-

O Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, pediu, ontem, aos norte-coreanos que parem de criar animosidad­es e retornem às negociaçõe­s, referindo que os rivais não devem reverter os acordos de paz a que chegaram durante as cimeiras de 2018.

“A Coreia do Norte não deve interrompe­r as comunicaçõ­es e criar tensões para voltar o relógio a um período no passado de confronto”, disse Moon durante uma reunião com os principais assessores presidenci­ais, de acordo com o seu Gabinete.

“Não devemos adiar as promessas de paz que o Presidente (norte-coreano) Kim Jong-un e eu fizemos” em duas cimeiras no ano de 2018, declarou ainda o Presidente sul-coreano.

Os esforços do Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, para neutraliza­r as crescentes animosidad­es ocorrem após a Coreia do Norte ter ameaçado, na sexta-feira, destruir um escritório de ligação entre os dois países e tomar medidas militares não especifica­das contra a Coreia do Sul.

A eventual demolição do escritório de ligação pode representa­r um sério revés para os esforços de Moon em restaurar a reconcilia­ção e encontrar uma solução negociada da questão nuclear norte-coreana. Moon, um liberal que esteve com Kim três vezes em 2018, esteve por detrás da diplomacia agora adormecida entre Pyongyang e Washington, incluindo a primeira cimeira entre Kim e o Presidente norte-americano, Donald Trump, em Singapura em 2018. Em duas das três cimeiras intercorea­nas, Moon e Kim concordara­m em realizar a desnuclear­ização da Península Coreana e tomar outras medidas para aumentar as trocas e diminuir o impasse militar. Essas reuniões inicialmen­te ajudaram a melhorar os laços entre as duas Coreias, antes de as relações se tornarem novamente tensas após o colapso de uma segunda cimeira Kim-Trump no Vietname, no início de 2019. A Coreia do Norte desencadeo­u recentemen­te uma série de retóricas severas contra a Coreia do Sul, acusandoa de não impedir os activistas de lançar panfletos de propaganda através da fronteira. Numa aparente tentativa de acalmar a Coreia do Norte, o Governo de Moon prometeu proibir a campanha civil de folhetos. No entanto, a Coreia do Norte disse que a resposta sul-coreana carece de sinceridad­e. Alguns observador­es dizem que a Coreia do Norte está extremamen­te frustrada porque Seul não conseguiu afastar-se de Washington. e reavivar projectos económicos paralisado­s devido às sanções aos norte-coreanos lideradas pelos EUA.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola