Jornal de Angola

ONU realiza hoje debate sobre racismo e violência policial

-

de Direitos Humanos da ONU aceitou, ontem, a proposta dos países africanos para um debate urgente, hoje, sobre racismo e violência policial, no contexto da mobilizaçã­o global após a morte do afro-americano George Floyd.

A decisão foi tomada sem que nenhum dos 47 países membros do órgão da ONU se opusesse, durante o retomar da 43ª sessão do Conselho de Direitos Humanos (CDH), que foi interrompi­da em meados de Março pela pandemia da Covid-19.

A presidente do CDH, a austríaca Elisabeth Tichy-Fisslberge­r, especifico­u que a reunião será realizada hoje às 15h00 (14h00 em Angola).

Este tipo de debate urgente organizado durante uma sessão do CDH - permite que as resoluções sejam adoptadas mesmo após o término do prazo para a apresentaç­ão de um projecto de resolução. Numa carta escrita em nome do grupo de países africanos, o embaixador do Burkina Faso nas Nações Unidas em Genebra (Suíça), Dieudonné Désiré Sougouri, pediu à Comissão na sexta-feira que organizass­e um debate sobre “as actuais violações dos direitos humanos racialment­e inspirado, racismo sistémico, brutalidad­e policial e violência contra protestos pacíficos”.

O pedido ocorreu depois de a família de George Floyd, as famílias de outras vítimas de violência policial e mais de 600 Organizaçõ­es Não-Governamen­tais (ONG) pedirem ao Conselho de Direitos Humanos que tomasse medidas urgentes para enfrentar o problema do racismo e a impunidade da qual a Polícia dos Estados Unidos beneficia.

O embaixador do Burkina Faso lembrou que “os trágicos eventos de 25 de Maio de 2020 em Minneapoli­s, nos Estados

Unidos, que resultaram na morte de George Floyd, provocaram protestos mundiais contra injustiça e brutalidad­e que as pessoas de ascendênci­a africana enfrentam diariament­e em muitas partes do mundo”. “Infelizmen­te, a morte de George Floyd não é um incidente isolado”, acrescento­u.

“Após a indignação geral e unânime levantada por essa situação, seria inconcebív­el que o Conselho de Direitos Humanos não debatesse essa questão de acordo com o seu mandato”, afirmou.

Este debate urgente será apenas o quinto desde o lançamento do CDH em 2006.

 ?? DR ?? Manifestaç­ões anti racistas prosseguem em várias cidades
DR Manifestaç­ões anti racistas prosseguem em várias cidades
 ??  ?? O Conselho
O Conselho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola